Após a imposição da tarifa de 50% por Donald Trump sobre produtos brasileiros, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançou uma campanha publicitária com o slogan “Brasil soberano”. A iniciativa marca uma resposta direta à medida norte-americana e também funciona como estratégia de comunicação diante do cenário político atual.
Na peça, o governo afirma que “um país soberano protege seu povo e sua democracia” e que “não baixa a cabeça para outros países”, em um tom firme e nacionalista. Segundo a colunista Daniela Lima, do portal g1, o material começará a circular neste domingo (13). O vídeo inclui trechos em inglês e frases como “não mexe com o meu Brasil”, em alusão à defesa do país no cenário internacional.
+ Diante do tarifaço, oposição na Bahia critica postura de Lula
'Brasil Soberano' de Lula responde ao cenário interno
A campanha também tem o objetivo de fortalecer a posição do Palácio do Planalto frente ao novo posicionamento de governadores oposicionistas, como Tarcísio de Freitas, que passou a defender uma união nacional para mitigar os efeitos econômicos da taxação.
Além disso, aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, que sugeriram uma anistia ampla aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro como possível moeda de troca para que o presidente norte-americano reavalie a tarifa.
+ Os políticos fazem rinha, a gente paga a conta: o Tarifaço de Trump
