Lula ironiza Eduardo Bolsonaro: 'Ô, Trump, salva meu pai'; vídeo

Lula imitou Trump e ironizou Eduardo e Jair Bolsonaro em evento no Espírito Santo

Por Juana Castro.

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ironizou nesta quinta-feira (11) a atuação de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) em defesa do pai, Jair Bolsonaro, junto ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (EUA). Em evento no Espírito Santo, Lula associou a família do ex-presidente às recentes tarifas impostas pelos EUA a produtos brasileiros.

Lula chamou Bolsonaro de 'coisa', debochou de Eduardo e imitou Trump

Lula: 'Bolsonaro deveria assumir responsabilidade por concordar com Trump'

Durante o discurso, Lula fez imitações e debochou do comportamento de Eduardo Bolsonaro. “Porque a coisa [Jair Bolsonaro] mandou um filho que era deputado [Eduardo] se afastar da Câmara pra ir lá”, afirmou. “Para ficar pedindo: ‘Ô Trump, pelo amor de Deus, Trump, salva meu pai, não deixa meu pai ser preso’”, completou, arrancando risos da plateia.

Lula também comentou uma publicação recente de Eduardo nas redes sociais. “Vocês viram ontem o filho dele na internet? Lendo uma carta. ‘Ô Trump, ô Trump, fala que você não vai taxar se meu pai não for preso’”, disse, em tom de ironia.

Veja abaixo:

Leia também: Eduardo Bolsonaro vira alvo de ações do PSOL e PT após sobretaxa dos EUA

Lula liga tarifas à atuação de bolsonaristas

Segundo o governo federal, responsabilizar a família Bolsonaro pelas tarifas é uma estratégia para reforçar o discurso oficial. Eduardo Bolsonaro, que vive atualmente nos Estados Unidos, já declarou ter intermediado ações junto ao governo Trump e considera as tarifas “positivas”.

Fontes do Planalto ouvidas pelo UOL afirmam que a decisão americana pode acabar sendo um "tiro no pé" dos próprios bolsonaristas, uma vez que o impacto econômico gerou reação mais favorável ao posicionamento do governo brasileiro do que contrária a ele.

Lula questiona déficit e fala em “vergonha na cara”

O presidente também criticou o comportamento do ex-mandatário. “É preciso que haja vergonha na cara”, afirmou. “Que homem que é esse, gente? Que tipo de homem que é esse, que não tem vergonha de enfrentar o processo dele de cabeça erguida e provar que foi inocente?”, questionou.

Lula rebateu a justificativa de que a taxação se baseia em desequilíbrio comercial. “Os Estados Unidos não têm déficit comercial com o Brasil, é o Brasil que tem déficit comercial com os Estados Unidos”, disse, mencionando um valor de US$ 410 bilhões acumulado pelos EUA nos últimos 15 anos.

“Eu que deveria taxar ele”, ironizou o presidente. Um relatório divulgado nesta quinta-feira (11) pela Amcham Brasil mostra que o superávit comercial dos Estados Unidos em relação ao Brasil atingiu US$ 1,7 bilhão no primeiro semestre deste ano — um aumento de cerca de 500% em relação ao mesmo período de 2024.

Leia também: Trump sinaliza possível conversa futura com Lula sobre tarifas

Bolsonaro reage a Lula no X

Também na tarde desta sexta-feira (11), Bolsonaro reagiu às declarações de Lula. "Ladrão, é você de novo comigo na sua boca?", escreveu o ex-presidente na rede social X.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.