Lula: 'Bolsonaro deveria assumir responsabilidade por concordar com Trump'
Lula ainda estendeu crítica a Eduardo Bolsonaro: 'Aliás, foi o filho dele que foi lá fazer a cabeça do Trump'
Por Da Redação.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) após o anúncio do governo dos Estados Unidos, sob comando de Donald Trump, de aplicar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.
“O ex-presidente da República deveria assumir a responsabilidade porque ele está concordando com a taxação do Trump ao Brasil. Aliás, foi o filho dele que foi lá fazer a cabeça do Trump”, afirmou Lula em entrevista à TV Record, divulgada nesta quinta-feira (10).
Lula critica carta de Trump e defende Judiciário brasileiro
Na carta em que justificou a sobretaxa, Trump citou os processos contra Bolsonaro na Justiça brasileira, atacou o Judiciário e afirmou que o ex-presidente estaria sendo perseguido. Lula, em resposta, rebateu as críticas ao Supremo Tribunal Federal e lembrou do ataque ao Capitólio, ocorrido em 2021, nos Estados Unidos.
“Eles têm que respeitar o nosso Judiciário como eu respeito o deles. Se o que Trump fez no Capitólio tivesse acontecido aqui, ele estaria sendo processado como o Bolsonaro e poderia até ser preso. Aqui, o Judiciário é autônomo, sobretudo o STF”, afirmou o presidente.
Isidório critica EUA e dispara sobre Trump: 'Chefe de boca de fumo'
Trump sai em defesa de Bolsonaro e diz: “Ele não é culpado de nada”
Lula diz que 'Brasil é soberano' e desmente Trump sobre tarifas e comércio
Presidente Lula cobra respeito à soberania brasileira
Lula também classificou como desrespeitosa a atitude do presidente americano de aumentar a tarifa sobre produtos do Brasil.
“O que você não pode é receber uma carta que nem verdadeira ela é no que diz respeito à questão comercial. Primeiro, na questão da soberania do Brasil, queremos que ele respeite o Brasil. Segundo, na questão da Justiça, ele tem que respeitar a Justiça brasileira como eu respeito a americana”, declarou.
Bolsonaro permanece em silêncio sobre sobretaxa
Até o momento, Jair Bolsonaro não comentou publicamente o aumento da tarifa. Ele é réu no Supremo Tribunal Federal por liderar uma tentativa de golpe de Estado no fim de 2022 e está inelegível até pelo menos 2030, após condenação no Tribunal Superior Eleitoral por ataques ao sistema eleitoral.
Lula afirma que Brasil 'não aceitará ser tutelado'
Na noite de quarta-feira (9), Lula publicou uma mensagem nas redes sociais reforçando que o Brasil é soberano e não aceitará interferência externa. O mesmo conteúdo foi divulgado em nota oficial pelo Palácio do Planalto.
“O processo judicial contra aqueles que planejaram o golpe de estado é de competência apenas da Justiça Brasileira e, portanto, não está sujeito a nenhum tipo de ingerência ou ameaça que fira a independência das instituições nacionais”, diz o texto.
O comunicado também rebate críticas de Trump em relação a decisões do STF sobre redes sociais e liberdade de imprensa. “No Brasil, liberdade de expressão não se confunde com agressão ou práticas violentas. Para operar em nosso país, todas as empresas nacionais e estrangeiras estão submetidas à legislação brasileira”, conclui a nota.

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).