Haddad prevê tarifa zero para a reeleição de Lula em 2026
Haddad prevê que o tema da bandeira de Lula em 2026 será sobre a tarifa zero para transportes públicos; ministro estuda a viabilidade de medida
Por Laraelen Oliveira.
O ministro da Fazendo, Fernando Haddad (PT), afirmou, nesta terça-feira (7), que o projeto de tarifa zero para os transportes públicos brasileiros irá integrar a campanha de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026.
Haddad destacou que o governo quer levantar alternativas para melhorar o transporte urbano. "Tem vários estudos que estão sendo recuperados pela Fazenda para verificar se existem outras formas mais adequadas de financiar o setor, mas estamos neste momento fazendo uma grande radiografia", disse no programa 'Bom Dia, Ministro', do CanalGov.
"Quanto custa o setor, quanto o poder público está colocando de subsídio no setor, quanto as empresas mediante vale-transporte estão aportando para o setor, quanto está saindo do bolso do trabalhador, quais os gargalos tecnológicos, quais as oportunidades tecnológicas? Estamos fazendo um mapeamento. Vamos perseverar nesses estudos para apresentar uma radiografia do setor e verificarmos quais as possibilidades de melhorar isso que tem um apelo social muito forte”, completa.
“Tarifa Zero” para o transporte público
Tarifa Zero é uma política pública que remove a cobrança da passagem no transporte público coletivo urbano, como os tradicionais ônibus. O custo do sistema deixa de ser coberto pelos passageiros e passa a ser pago por outras fontes, como os subsídios municipais, estaduais ou federais.
Luiz Caetano avaliou a tarifa zero em Camaçari e destacou a reestruturação do transporte. O prefeito petista afirmou, em entrevista ao Aratu On, que a gestão municipal está avaliando a possibilidade implantar as catracas livres.
Segundo um levantamento da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), até o meio de 2025, 154 cidades no Brasil haviam implementado a tarifa zero, total ou parcial. A maior parte dessas cidades são de pequeno ou médio porte, muitas com uma população inferior a 100 mil habitantes. Municípios grandes enfrentam desafios para viabilizar plenamente essa política.
O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), comentou a proposta do governo federal para implantar a tarifa zero no transporte público em Salvador. Segundo ele, a medida só seria possível caso o subsídio integral fosse custeado pela União.
Leia também: Suspensão de ônibus por causa de violência afetou 33 bairros em Salvador
Leia também: Abrigos de ônibus do Jardim Federação são substituídos após deterioração
Leia também: Moradores registram embarcação pegando fogo em Madre de Deus
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).