Caetano avalia tarifa zero em Camaçari e destaca reestruturação do transporte
Ao Aratu On, prefeito discute debate entoado pelo presidente Lula: Caetano avalia tarifa zero em Camaçari e destaca reestruturação do transporte
Por João Tramm.
Luiz Caetano avalia tarifa zero em Camaçari e destaca reestruturação do transporte. O prefeito petista afirmou, em entrevista ao Aratu On, que a gestão municipal está avaliando a possibilidade implantar as catracas livres. Segundo o gestor, o tema ainda está em estudo, mas faz parte da estratégia de modernização e ampliação da mobilidade urbana na cidade.
“Estamos discutindo a tarifa zero com o governo federal. Ainda está em avaliação, porque nossa primeira providência foi resolver a emergência que encontramos. Quando assumimos, havia apenas dois ônibus circulando, e o sistema estava praticamente colapsado, sustentado pelo Ligeirinho, explicou Caetano.
O prefeito ressaltou que a prioridade do governo foi tirar o transporte público do colapso e devolver o serviço à população, que hoje conta com uma frota renovada. Ele destacou ainda que a cidade se prepara para uma licitação definitiva, o que deve abrir espaço para novas discussões sobre o modelo de financiamento do sistema.
Caetano avalia tarifa zero em Camaçari
Fizemos o levantamento, projetos e licitação, e hoje já temos ônibus novos, com ar-condicionado e estrutura adequada, que foram bem recebidos pela população. Estamos em um processo emergencial que vai durar um ano, até a conclusão da nova concessão. A partir daí, vamos debater a melhor forma de avançar, inclusive com a possibilidade da tarifa zero”, acrescentou.
O processo que Camaçari estuda acontece em correspondência com o pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No fim de agosto, em reunião ministerial, o chefe do Executivo pediu para o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, realizar estudos para implementar a gratuidade do transporte público no país.
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, endossou o pedido do petista. Segundo o gestor municipal, a tarifa zero é um projeto 'possível'.
Oposição se fragmentou, diz Caeatano
Além da pauta da mobilidade, Caetano comentou sobre o cenário político local no pós-eleições, marcado por mudanças na oposição. O gestor afirmou que a base adversária “se fragmentou” e criticou a postura de lideranças ligadas ao ex-prefeito, Antônio Elinaldo (União).
“Nós vencemos no primeiro e no segundo turno. Logo depois, o grupo do ex-prefeito se dividiu de forma muito feia, trocando acusações públicas. Hoje eles se alinham a parlamentares ligados ao bolsonarismo, que votaram na chamada PEC da bandidagem. Já nós seguimos firmes ao lado do governador Jerônimo e do presidente Lula, na defesa da democracia e da soberania nacional. Nosso compromisso é com o povo de Camaçari, da Bahia e do Brasil”, disse.
A fala acontece após o ex-candidato à prefeitura de Camaçari, Flávio Matos, anunciou sua filiação ao Partido Liberal e a pré-candidatura à deputado federal. Quadro histórico do União Brasil, sua mudança ocorreu após não ter tido espaço para tentar chegar na Câmara Federal pela sua antiga legenda.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).