Flávio Matos se filia ao PL e deve rivalizar com aliados em 2026

Mesmo com aliados no páreo para Câmara dos Deputados, Flávio Matos se filia ao PL e anuncia candidatura para Câmara dos Deputados

Por João Tramm.

O ex-candidato à prefeitura de Camaçari, Flávio Matos, anunciou sua filiação ao Partido Liberal e a pré-candidatura à deputado federal. Quadro histórico do União Brasil, sua mudança ocorreu após não ter tido espaço para tentar chegar na Câmara Federal pela sua antiga legenda.

O União Brasil já tinha candidatos alçados para estes postos: o ex-prefeito de Camaçari, Antônio Elinaldo, para deputado estadual; o deputado federal, candidato à reeleição na Câmara dos Deputados, Paulo Azi, e o deputado estadual Manuel Rocha, que pretende subir e ocupar o espaço de seu pai, José Rocha, que decidiu sair do jogo eleitoral em Brasília, abrindo espaço para seu filho.

Flávio Matos se filia ao PL e deve rivalizar com aliados em 2026; Foto: Beto Barata/PL

Nos bastidores, a relação entre Flávio e seu padrinho na política, Elinaldo, estavam estremecidas desde a derrota do grupo para Luiz Caetano em Camaçari. Em entrevista à rádio Sucesso FM, Elinaldo comentou: “Flávio pós-eleição… eu acho que ele vem se perdendo, ouvindo os ‘palpiteiros’”.

Ao Aratu On, após Flávio Matos ter saído do PL, Elinaldo disse que não há rompimento no grupo, já que continua na oposição. Apesar disso, admitiu que Flávio descumpriu com o acordo de apoiar Paulo Azi e Manuel Rocha para deputado estadual.

“Não tem divisão não. Nós estamos no mesmo grupo. João Roma vai ser nosso senador e ele vai apoiar ACM Neto. Apesar disso, eu no lugar dele, não sairia do União Brasil, mas ele entendeu como melhor. É fato que Flávio descumpriu o compromisso político de apoiar Manuel Rocha e Paulo Azi, foi sua decisão, e na política, toda escolha tem sua consequência”, disse Elinaldo ao Aratu On.

Consequências para 2026

Ambos possuem base em Camaçari, dessa forma, a presença de mais um candidato, esse de origem na cidade, pode pulverizar votos e dificultar a eleição dos três. Essa racha na oposição poderia fortalecer o campo da esquerda. O cenário foi negado por ambos.

“De jeito nenhum, minha ida ao PL fortalece ainda mais a oposição. Temos o mesmo objetivo, derrotar o PT na Bahia e eu farei o meu melhor para unir as oposições em busca desse objetivo. O povo merece mais e cansou de tanto abandono”, afirmou Flávio Matos ao Aratu On.

Diferente do seu ex-aliado, Elinaldo disse que vai cumprir com seu compromisso, junto a Azi e Manuel Rocha, e que, por isso, não poderá apoiar Flávio Matos para Câmara. O ex-prefeito ainda chegou a dizer que não queria ser apoiado por Flávio, para que ele não aparenta ser traidor, isto é, Flávio apoiar Elinaldo para Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), enquanto que o oposto não possa acontecer.

Do outro lado, o Liberal disse que tem desejo de apoiar Elinaldo na ALBA, “por toda a história que construímos juntos”, apesar disso, assume que precisará fazer o que for melhor para o grupo. 

Elinaldo, ACM Neto e Manuel Rocha

Projeto para 2028

O planejamento para 2026 seria ter Antônio Elinaldo como deputado estadual, Paulo Azi e Manuel Rocha na Câmara dos Deputados. Enquanto Flávio Matos ficaria na coordenação da campanha destes nomes em Camaçari. Como consequência, segundo Elinaldo, Flávio Matos iria ser o candidato natural em 2028 para prefeitura de Camaçari.

O descumprimento deste acordo, segundo Elinaldo, torna o caminho livre para o grupo pensar em um novo nome para 2028. “Quando na política não tem palavra, em 2028 o povo vai decidir quais decisões foram as corretas”, afirmou o ex-prefeito da cidade, sobre uma virtual disputa entre Flávio e Elinaldo no próximo pleito.

Anúncio no Liberal

O anúncio da filiação de Flávio Matos ao Partido Liberal contou com a presença do presidente nacional da sigla, Valdemar Costa Neto. Por meio das redes sociais de ambos os políticos, o líder da legenda comentou:

“Camaçari é uma das cidades mais importantes da Bahia. Vamos estar juntos com sua campanha, se Deus quiser. Uma figura tão importante em Camaçari e Camaçari é muito importante para todos nós”, comemorou.

Quem também esteve presente na ocasião foi o presidente da legenda na Bahia, João Roma, a quem Flávio saudou como seu novo líder: “Prazer e satisfação de fazer parte do PL, maior partido da nação. Obrigado ao presidente Roma, a partir de hoje minha liderança. Novos desafios começam, vamos ao futuro juntos, para o bem da Bahia e libertar essas amarras da Bahia, durante tantos anos de PT que fazem nosso povo sofrer", declarou Flávio.

 

 

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.