Transporte público noturno de Salvador pode sofrer alterações; entenda

Transporte público noturno de Salvador pode sofrer alterações com nova proposta do vereador Beca; entenda possível regime

Por Laraelen Oliveira.

A Câmara Municipal de Salvador vai discutir sobre as alterações no sistema de transporte público para a capital baiana, principalmente sobre o período da noite, entre 22h até as 5h. O projeto foi proposto pelo vereador Beca e propõe a criação do Programa Transporte Noturno Seguro, que tem o objetivo de garantir a segurança pública e um funcionamento de 24 horas por dia. 

O transporte noturno apresenta perigos significativamente maiores em comparação com o diurno, principalmente devido à visibilidade reduzida, aumento da fadiga dos motoristas e a presença de condutores alcoolizados ou imprudentes/Foto: Freepik

“Salvador é uma cidade que pulsa 24 horas por dia. Milhares de trabalhadores, estudantes, profissionais da saúde, da cultura e da segurança pública circulam pela cidade após as 22h, enfrentando desafios como escassez de transporte, insegurança nos pontos de parada e falta de infraestrutura adequada”, justificou o vereador.  

Segundo o vereador, existe a pendência de uma política mais focada na mobilidade noturna, que compromete o direito de ir e vir, além de ampliar a exposição de passageiros a violência, limitando o acesso à educação, trabalho e cultura. O vereador também reforça que os mais afetados são os grupos mais vulneráveis, como mulheres, comunidade LGBTQIAPN+, jovens periféricos e trabalhadores informais. 

Embora o programa específico de Salvador esteja em fase de projeto de lei, a ideia de aumentar a segurança no transporte noturno é uma discussão nacional/Foto: Max Haack

“A proposta inclui rotas prioritárias, pontos iluminados, integração com agentes de segurança e tarifa social para trabalhadores noturnos cadastrados. A mobilidade urbana não pode dormir. Este projeto é um compromisso com a segurança, а inclusão e a dignidade de quem move Salvador à noite”, completou.  

A proposta apresenta ainda cinco principais ações para melhorar a segurança e a inclusão social, dentre as quais estão: 

  • Ampliação na oferta de ônibus e linhas de metrô; 

  • Criação de rotas prioritárias com base na demanda e vulnerabilidade;

  • Instalação de pontos de parada iluminados e monitorados; 

  • Tarifa social; 

  • Treinamento de seguranças e motoristas para horários críticos;

Shutdown, despencamento com avião militar e acidente de trânsito: saiba sobre os novos acontecimentos na mobilidade global 

Um avião militar de carga, modelo C-130, da Força Aérea da Turquia caiu em uma região desabitada da Geórgia, próximo à fronteira com o Azerbaijão, segundo o Ministério da Defesa Turco. Havia cerca de 20 militares a bordo, já existe confirmação de vítimas fatais, porém ainda não foi divulgado o número oficial.

Um carro invadiu a tradicional padaria da Graça e deixou um ferido. O acidente aconteceu no final desta manhã quando um carro preto, do modelo Etios, ingressou dentro da delicatessen Deli e Cia.  Procurada, a padaria confirmou o acidente, mas disse que ainda não iria se manifestar ante ao ocorrido. 

As companhias aéreas dos Estados Unidos cancelaram, 4% dos voos em 40 aeroportos, devido a um corte imposto pelo governo norte-americano, por preocupações com a segurança do controle de tráfego aéreo, que já atingiu uma duração recorde.

Leia também: Muniz apresenta projeto de nova sede da Câmara de Salvador; veja imagens

Leia também: Bruno Reis sanciona lei que obriga cinemas a iniciar sessões pontualmente

Leia também: Governo da Bahia anuncia novas desapropriações para instalação do VLT

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.