Abrigo Amigo: Salvador terá monitoramento noturno em pontos de ônibus
O Abrigo Amigo pretende reforçar a sensação de segurança para usuários do transporte público durante o período em que muitos pontos ficam mais vulneráveis
Por Dinaldo dos Santos.
Salvador vai implantar um sistema de monitoramento noturno em pontos de ônibus da cidade, funcionando entre 20h e 5h, como parte do projeto Abrigo Amigo. A iniciativa pretende reforçar a sensação de segurança para usuários do transporte público durante o período em que muitos abrigos ficam mais vulneráveis.
A sensação de insegurança que toma conta da população soteropolitana, no âmbito da mobilidade, atinge não só os usuários do transporte, mas os profissionais que atuam nos coletivos. Neste ano, entre janeiro e agosto, a circulação dos transportes públicos foi interrompida em 33 bairros da cidade. Foram registradas cerca de 73 ocorrências relacionadas com a violência no período.
Ainda não há informações oficiais sobre o detalhamento do projeto de monitorização dos pontos, mas é especulado que será feita um piloto, com 50 abrigos inteligentes equipados com câmeras de alta resolução, microfones sensíveis, alto-falantes e conexão de internet de alta velocidade.
Um dos diferenciais é que, quando apenas uma pessoa estiver aguardando no ponto, haverá um painel especial que permitirá ao usuário iniciar uma chamada de vídeo com uma central de atendimento remota. Uma atendente ficará visível no vídeo e acompanhará o passageiro até o embarque no ônibus.
A iniciativa é resultado de uma parceria público-privada entre a Prefeitura de Salvador, por meio das secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e Mobilidade (Semob), junto com as empresas Eletromídia e Claro.
Em contato com as secretarias responsáveis, o Aratu On foi informado que ainda não há informações efetivas sobre a implantação do projeto. Até o momento, não há data definida para o início das operações do piloto.
Além do problema da sensação de insegurança, os usuários do transporte público de Salvador convivem, também, com os riscos oferecidos pela deterioração de alguns abrigos de paradas de ônibus.
A prefeitura está realizando um processo de substituição e instalação de novas estruturas em alguns locais. A ação faz parte de um programa amplo de restituição e modernização dos abrigos em toda a capital baiana.
O sistema de transporte público de Salvador também sofreu intervenções nos últimos dias. Na segunda-feira (6), três linhas de ônibus que operam na região de Pirajá tiveram mudança nos pontos finais de seus itinerários. A mudança também tem a intenção de melhorar o atendimento à população.
Abrigo Amigo: experiências em outras capitais
O Abrigo Amigo já opera em outras cidades brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas e Cuiabá, com um número maior de abrigos ativos.
Dados levantados nessas cidades mostram que o sistema já registrou mais de 22.000 chamadas de “companhia” (“chamadas que usuários fazem para ativar o acompanhamento à distância) e atuou em mais de 300 ocorrências nos abrigos operacionais.
Também está prevista a expansão do projeto até 2027, chegando a 635 unidades em oito cidades brasileiras, incluindo, além de Salvador, Fortaleza, Porto Alegre e Sorocaba.
LEIA MAIS: Entrega da nova rodoviária de Salvador é adiada para dezembro; entenda
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).