Anjo da Guarda: operação da PF combate abuso sexual contra menores na Bahia

A Operação Anjo da Guarda tem o objetivo de combater crimes de abuso sexual contra crianças e adolescentes por meio da internet

Por Dinaldo dos Santos.

Na manhã desta terça-feira (4/11), a Polícia Federal deflagrou a operação Anjo da Guarda, com o objetivo de combater crimes de abuso sexual contra crianças e adolescentes por meio da internet, em especial por aliciamento de menores (grooming) e compartilhamento de imagens.

Operação Anjo da Guarda combate violência sexual contra criança e adolescentes. Foto: Elza Fiuza | Agência Brasil

Anjo da Guarda

Segundo informações da PF, foi cumprido um Mandado de Busca e Apreensão, em Teixeira de Freitas, sul da Bahia, com objetivo de arrecadar equipamentos eletrônicos e celulares para a realização de exame pericial.

Durante as diligências, foi constatado o estado flagrancial, tendo sido dado voz de prisão ao investigado, por armazenamento de imagens e vídeos de abuso sexual contendo crianças e adolescentes, e conduzindo para a lavratura do auto, na Delegacia da PF em Porto Seguro, na mesma região.

Viatura Policia Federal Ilustração

A PF adverte que, o termo "pornografia" ainda é utilizado em nossa legislação para definir "qualquer situação que envolva criança ou adolescente em atividades sexuais explícitas, reais ou simuladas, ou exibição dos órgãos genitais das vítimas para fins primordialmente sexuais", mas a comunidade internacional entende que o melhor nessas situações é referir-se a crimes de "abuso sexual" ou mesmo "violência sexual", pois a nomenclatura ajuda a dar dimensão da violência aplicada às vítimas.

A PF também alerta os pais e os responsáveis sobre a importância de orientar e acompanhar crianças e adolescentes, tanto no ambiente virtual quanto no físico, para protegê-los de abusos sexuais.

Conversar abertamente sobre os riscos online, ensinar o uso seguro de redes sociais, jogos e aplicativos, e observar mudanças de comportamento são medidas fundamentais. Também é essencial que os jovens saibam como agir diante de contatos inadequados e sintam-se seguros para pedir ajuda. A prevenção, aliada à informação, é a forma mais eficaz de garantir a segurança e o bem estar dos menores.

Abusos contra crianças na Bahia

Recentemente, um homem de 54 anos foi preso, suspeito de estuprar uma criança de 9 anos em Feira de Santana. Segundo as investigações, o acusado é companheiro da avó da vítima.

Luís Eduardo Magalhães

Já em Luís Eduardo Magalhães, também no oeste da Bahia, um pai também foi preso após mãe da vítima achar vídeos de estupro no celular da filha.

Ele é suspeito de abusar da própria filha, de 10 anos. A prisão foi realizada por policiais do Núcleo de Atendimento Especializado à Mulher (NEAM) no bairro Jardim das Acácias. Diante do fato, a autoridade policial representou ao poder judiciário o pedido de preventiva e ele foi decretado.

O caso foi descoberto pela mãe da criança, de 25 anos, após ela encontrar fotos e vídeos do ato sexual no celular da menina. A vítima confirmou para a mãe que o pai era o autor dos abusos, que teriam ocorrido em pelo menos três ocasiões, quando ela ia ficar com o genitor.

Rafael Jambeiro

Um homem de 34 anos foi preso pela Polícia Civil da Bahia, no município de Rafael Jambeiro, centro-norte do estado, suspeito de abuso sexual contra uma criança de 10 anos.

Para apurar o caso, os policiais cumpriram mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão expedidos pelo Plantão Judiciário, referentes ao crime. Durante a ação, uma espingarda foi encontrada na residência do suspeito, sem registro ou autorização legal. Pela posse irregular da arma, ele também foi autuado em flagrante.

LEIA MAIS: Caso ferro-velho: relembre desaparecimento de jovens que completa 1 ano

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.