"Dê palpite em sua vida", diz Lula após Trump defender Bolsonaro
Depois de Trump acusar STF de perseguição política a Bolsonaro, Lula defendeu soberania brasileira
Por Da Redação.
Durante a Cúpula do Brics, realizada no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva respondeu nesta segunda-feira (7) à manifestação do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em apoio a Jair Bolsonaro, investigado por envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado. Trump havia afirmado que Bolsonaro seria inocente.
"Esse país tem lei, esse país tem regra, esse país tem dono: povo brasileiro. Portanto, dê palpite em sua vida, não na nossa", bradou o petista.
“Eu acho muito equivocado e irresponsável um presidente ficar ameaçando os outros em redes digitais. Sinceramente, tem outras coisas e outras formas para um presidente do tamanho dos Estados Unidos falar com outros países. As pessoas têm que aprender que respeito é bom. A gente gosta de dar e gosta de receber. É preciso que as pessoas leiam o significado da palavra soberania. Cada país é dono do seu nariz”, completou.
A declaração do líder norte-americano, publicada em sua rede social, criticou o andamento do processo que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) e apontou perseguição política contra o ex-presidente brasileiro. Lula destacou que a defesa da democracia no país é responsabilidade exclusiva dos brasileiros.
"A defesa da democracia no Brasil é um tema que compete aos brasileiros. Somos um país soberano. Não aceitamos interferência ou tutela de quem quer que seja. Possuímos instituições sólidas e independentes. Ninguém está acima da lei. Sobretudo, os que atentam contra a liberdade e o estado de direito", disse o petista em nota publicada à imprensa.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).