‘Persona non grata’: deputado baiano protocola moção contra Trump
Deputado baiano, Robinson Almeida, reage à escalada das tensões com o traifaço imposto pelos Estados Unidos ao Brasil e classifica Trump como 'persona non grata' através da moção de repúdio na ALBA
Por João Tramm.
Durante a retomada das atividades na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), nesta segunda-feira (4), o deputado estadual Robinson Almeida (PT) formalizou uma moção de repúdio contra o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarando-o “persona non grata” no território baiano.
A medida vem em meio ao acirramento das relações comerciais entre os dois países e à tentativa de influência do governo norte-americano no processo judicial envolvendo Jair Bolsonaro (PL) e os responsáveis pelos atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro de 2023.
+ Como acompanhar as sessões da ALBA? Veja onde assistir
+ Trump diz que Lula 'pode ligar quando quiser' para discutir tarifas com os EUA
“O Brasil é uma república independente. Nossa Justiça não pode ser pautada por interesses estrangeiros. Trump não respeita a soberania dos povos, mas aqui quem manda é o povo brasileiro”, declarou o parlamentar.
Tarifaço x 'Person non grata'
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos (EUA), assinou nesta quarta-feira (30) um decreto executivo que impõe oficialmente o "tarifaço" de 50% sobre produtos brasileiros. A medida entra em vigor em 6 de agosto, sete dias após a assinatura.
Robinson também condenou a imposição de tarifas comerciais unilaterais por parte do ex-presidente norte-americano, além do papel da família Bolsonaro nos EUA, destacando os impactos negativos dessas ações na economia do estado.
“É inaceitável que o Brasil, que tanto contribui para a segurança alimentar global e a transição energética, seja atacado com tarifas injustas e abusivas. A Bahia, especialmente, sente os efeitos dessa política predatória, pois é grande exportadora de celulose, frutas e produtos químicos”, completou.
No sentido oposto, a ala bolsonarista da ALBA tinha proposto uma moção de aplauso a Donald Trump e a Comenda 2 de Julho para o deputado federal licenciado bolsonarista. Este projeto, quanto a moção de repúdio proposta por Robinson Almeida, ainda precisam passar.
+ Pastor Isidório diz que Eduardo Bolsonaro é 'vira-lata' e Trump inveja o Brasil
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).