Governo baiano amplia atendimento a mulheres vítimas de violência no oeste
Foi inaugurada uma unidade, especializada em casos de violência de gênero, que funcionará como um anexo da Delegacia Territorial da Polícia Civil
Por Da redação.
A rede de proteção à mulher foi ampliada na região Oeste da Bahia, com a inauguração de um Núcleo Especial de Atendimento à Mulher (Neam) da Polícia Civil, em Santa Maria da Vitória, neste sábado (30), durante visita do governador Jerônimo Rodrigues ao município.
+ Réu por feminicídio ameaça irmã da vítima durante júri: ‘Vou mandar matar’
A unidade, especializada em casos de violência de gênero, funcionará como um anexo da Delegacia Territorial da Polícia Civil, atendendo casos de violência doméstica, sexual e patrimonial. Outros investimentos foram entregues nas áreas de infraestrutura, saúde, esporte e educação.
+ Casos de feminicídio e estupro de mulheres atingem recorde em 2024
“Nós somos o segundo estado que mais investe no Brasil. O segundo em investimento em segurança pública, em estradas, em educação, em saúde, em ação social. Nosso Núcleo de Atendimento à Mulher não é só uma estrutura para a segurança, é uma política pública para que as mulheres sejam respeitadas. Corpo, rosto de mulher não será mais ameaçado, nem agredido por homem nenhum”, enfatizou Jerônimo Rodrigues.
A nova unidade da Polícia Civil funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, com o suporte de equipes multidisciplinares compostas por advogados, psicólogos e assistentes sociais.
+ Feminicídios: mais de 20 mulheres foram assassinadas na Bahia em 2025
A estrutura, que conta com sala de investigação, serviço de psicologia, cartório e custódia, é a segunda inaugurada no Oeste baiano, que também tem unidade em Luís Eduardo Magalhães e uma Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), em Barreiras.
Delegada titular da Delegacia Territorial e assumindo a gestão do Neam, Maria de Fátima Marcelino explica os avanços alcançados com a criação do núcleo. “É um grande avanço na assistência às mulheres, com um espaço totalmente voltado para elas e às demandas levadas por elas”, disse.
LEIA MAIS: Casal é encontrado morto dentro de casa em Salvador
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).