AL-BA leva debate sobre o VLT de Salvador ao Subúrbio
Audiência pública discutiu avanços e impactos sociais da obra do VLT de Salvador, que tem R$ 5,4 bilhões em investimentos
Por Matheus Caldas.
A Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) promoveu, nesta sexta-feira (31), uma audiência pública itinerante no Subúrbio para discutir as obras do VLT de Salvador. O encontro ocorreu na Casa Paroquial de Paripe e reuniu moradores, autoridades e representantes de órgãos públicos.
A sessão foi conduzida pelo deputado Robinson Almeida (PT), que destacou que o VLT, orçado em R$ 5,4 bilhões, é a maior obra de mobilidade urbana em execução no país. “O tamanho dessa obra nos impõe ouvir a população”, afirmou o parlamentar, que já realizou quatro audiências sobre o tema.
Também participaram as deputadas Maria del Carmen (PT) e Olívia Santana (PCdoB); o presidente da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), Eracy Maciel; o padre Edmilson Costa; o secretário de Transportes de Simões Filho, Pedro Oliveira; o assessor da Secretaria de Relações Institucionais da Bahia, Tiago Ferreira; e a representante da Comissão de Acompanhamento das Obras do VLT, Marizete Pires.

Robinson ressaltou que o projeto vai impulsionar o desenvolvimento econômico e social do Subúrbio, com incentivos à iniciativa privada e contrapartidas às comunidades. “O tempo do esquecimento está ficando para trás, e o governador Jerônimo Rodrigues está trazendo desenvolvimento para a região”, disse.
A deputada Olívia Santana afirmou que o VLT combate o racismo estrutural ao integrar o Subúrbio à cidade. “Sempre foi a região de menor renda e menor acesso a serviços públicos, e agora terá oportunidade de desenvolvimento”, pontuou. Maria del Carmen acrescentou: “Que ao final dessa obra, tenhamos um Subúrbio de paz e de beleza. Queremos uma cidade para todos”.
O presidente da CTB, Eracy Maciel, explicou que o VLT vai além da mobilidade. “É um projeto de revitalização urbana, com drenagem, duplicação de vias, urbanismo, restauração de edificações e infraestrutura geral”, detalhou.
Avanço das obras do VLT de Salvador
A primeira etapa do VLT está prevista para 2026, e a conclusão total, para 2028. O sistema terá 44,4 km de extensão, 34 paradas e três linhas. A Linha 1 (Calçada–Ilha de São João) está 38,11% concluída; a Linha 2 (Derba–Águas Claras), 24,08%; e a Linha 3 (Águas Claras–Piatã) está em fase de projeto, com início das obras previsto para 2026.
Mais de 2,3 mil trabalhadores estão empregados no empreendimento, que contará com 1.110 câmeras de segurança, 70 km de fibra óptica, parques, quadras, quiosques, academias e um dos maiores skate parks do país, em Praia Grande.
Os 40 trens reformados em Hortolândia (SP) têm capacidade para 400 passageiros e podem atingir até 80 km/h. A previsão é que cheguem a Salvador entre 1º e 5 de dezembro.

O Governo da Bahia anunciou, no final de outubro, o financiamento no valor de R$ 600 milhões para acelerar as obras do VLT. O patrocínio foi feito pela Caixa Econômica Federal, através do programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa).
Ao fim do encontro, Robinson Almeida informou que será elaborado um relatório com as principais demandas apresentadas, a ser encaminhado à CTB e ao governo estadual.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).