AO VIVO Últimas Notícias
16/02/2022 11h44 | Atualizado em 16/02/2022 11h56

Ex-senador Walter Pinheiro é alvo de inquérito do MPF e pode ser condenado a ressarcir dano ao patrimônio público

Senador entre 2011 e 2019 pela Bahia, Pinheiro era secretário de Planejamento (Seplan) do governo Rui Costa (PT) até o ano passado, quando deu lugar ao vice-governador João Leão (PP) no cargo

Ex-senador Walter Pinheiro é alvo de inquérito do MPF e pode ser condenado a ressarcir dano ao patrimônio público Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Matheus Caldas

O Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo instaurou inquérito civil contra o ex-senador Walter Pinheiro (PT) para apurar o possível crime de improbidade administrativa. Também é investigado o ex-diretor de Relações Institucionais da Hypermarcas – atual Hypera Pharma – Nelson José dos Santos.

A informação foi divulgada na última terça-feira (15/2) pela coluna Radar, da revista Veja. Nesta quarta-feira (16/2), a reportagem do Aratu On consultou o documento que confirma a abertura do procedimento.

De acordo com a portaria, assinada em 31 de janeiro pelo procurador Roberto Diana, caso seja comprovado o crime, o MPF “pode e deve ajuizar ação civil pública para o ressarcimento de dano ao patrimônio público e/ou destinada a levar a efeito as sanções cíveis decorrentes da prática de ato de improbidade administrativa”. O procedimento tem o prazo de até um ano para ser concluído pelo parquet. Não há detalhes sobre qual o motivo da investigação, tampouco a verba que pode ser ressarcida ao erário público.

Em 2020, o MPF denunciou Nelson José dos Santos e outros três ex-executivos da Hypera Pharma por suspeita de um esquema que favorecia a empresa no Senado, entre 2013 e 2015. À época, a investigação apontou que o ex-senador Paulo Roberto Bauer (PSDB-SC) recebeu indevidamente R$ 11,8 milhões, ganhos com ajuda do assessor parlamentar Marcos Antônio Moser.

Senador entre 2011 e 2019 pela Bahia, Pinheiro era secretário de Planejamento (Seplan) do governo Rui Costa (PT) até o ano passado, quando deu lugar ao vice-governador João Leão (PP) no cargo. 

LEIA MAIS: Confira a programação da vacinação contra a Covid-19 desta quarta-feira em Salvador

Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Fonte: Matheus Caldas