Bahia tem menor índice de alfabetização infantil do país, aponta Inep
Abaixo do nível 1 em estudo do Inep, Bahia tem menor índice de alfabetização do país; Brasil tem melhora, mas não atinge meta
Por Júlia Naomi.
De acordo com o Indicador Criança Alfabetizada, estudo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgado pelo Ministério da Educação nesta sexta-feira (11), a Bahia teve o menor índice de alfabetização infantil do país no ano de 2024.
O estudo avalia o percentual de crianças que, ao final do 2° ano do ensino fundamental, atingiram o padrão nacional de alfabetização. Segundo a definição utilizada, os alunos nesta etapa de ensino devem ter capacidade de ler pequenos textos, localizar informações em textos curtos, compreender tirinhas e quadrinhos e escrever, mesmo que com alguns desvios ortográficos.
Na Bahia, apenas 36% das crianças atingiram o padrão adotado na pesquisa, de modo que o estado não atingiu a meta de 43%, estabelecida pelo Inep, no ano anterior, para orientar avanços. Em 2023, quando este objetivo foi estabelecido, o índice de crianças alfabetizadas era de 37%, o que demonstra uma piora nos indicadores.
Os estados do Rio Grande do Sul, Amazonas, Paraná, Pará e Rondônia também tiveram desempenho pior do que em 2023. De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, à CNN, esses estados estão tendo um acompanhamento priorizado para recuperação dos indicadores.
Com menor índice de alfabetização infantil, Bahia está abaixo de nível 1 de desempenho
Os resultados dos estados e municípios foram organizados em cinco níveis de desempenho: nível 1 (40% a 50%), nível 2 (50% a 60%), nível 3 (60% e 70%), nível 4 (70% e 80%) e nível 5 (acima de 80%). Junto à Bahia, Sergipe e Rio Grande do Norte também ficaram abaixo do nível 1, com 38,4% e 39,3% de crianças alfabetizadas, respectivamente.
Os indicadores nacionais demonstram um aumento do número de crianças alfabetizadas no ano escolar definido como marco, ainda que a meta de 60%, estabelecida pelo governo federal, não tenha sido atingida. Segundo o estudo, 59,2% dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental em todo o Brasil atingiram o padrão nacional de alfabetização em 2024. No ano anterior, o índice era de 56%.
O ministro da Educação, Camilo Santana, atribuiu às enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul no ano passado a principal causa do não alcance da meta nacional. O desastre provocou uma queda acentuada no índice de alfabetização do estado, que passou de 63,4% em 2023 para 44,7% em 2024.
As avaliações são conduzidas pelos estados como parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), que propõe metas progressivas anuais. A meta nacional para 2025 é de 64%. A expectativa do governo federal é que todos os estados cheguem a 80% das crianças alfabetizadas até 2030.
O levantamento contou com a participação de 2 milhões de alunos de 42 mil escolas em 5.450 municípios brasileiros. Seus resultados mostram que 11 estados atingiram a meta de 60% de crianças alfabetizadas: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso, Piauí, São Paulo, Paraíba, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Sergipe. Roraima foi o único estado que não participou da avaliação, alegando que 40% de suas escolas se encontram em territórios indígenas.
Veja índices de alfabetização infantil por estado
Acre: 51,4
Alagoas: 48,6
Amapá: 46,6
Amazonas: 49,2
Bahia: 36,0
Ceará: 85,3
Distrito Federal: 59,1
Espírito Santo: 71,7
Goiás: 72,7
Maranhão: 59,6
Mato Grosso: 60,6
Mato Grosso do Sul: 55,9
Minas Gerais: 72,1
Pará: 48,2
Paraíba: 56,0
Paraná: 70,4
Pernambuco: 60,8
Piauí: 59,8
Rio de Janeiro: 55,3
Rio Grande do Norte: 39,3
Rio Grande do Sul: 44,7
Rondônia: 62,6
Roraima: dados não foram coletados
Santa Catarina: 62,0
São Paulo: 58,1
Sergipe: 38,4
Tocantins: 50,1
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