Datafolha: 49% apoiam impeachment de Bolsonaro e 46% são contra; favoráveis são maioria pela primeira vez
Os dados praticamente se inverteram em relação a pesquisa de março deste ano, quando 50% afirmavam se opor ao impeachment, ante 46% que se declararam a favor.
Pela primeira vez, uma pesquisa realizada pelo Datafolha apontou que a maioria dos brasileiros é favorável ao impeachment de Jair Bolsonaro (sem partido). No levantamento, divulgado neste sábado (15/5) pela Folha de S. Paulo, 49% dos entrevistados apoiam o processo enquanto 46% não concordam.
LEIA MAIS: Datafolha: Governo Bolsonaro registra menor aprovação desde o início do mandato
Ainda assim, se considerada a margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, é possivel obter um empate técnico entre as proporções. Os dados praticamente se inverteram em relação a pesquisa de março deste ano, quando 50% afirmavam se opor ao impeachment, ante 46% que se declararam a favor.
O Datafolha entrevistou presencialmente 2.071 pessoas em todo o Brasil na terça (11/5) e na quarta (12/5), com nível de confiança de 95%.
SETORES
O Datafolha mostra que a oposição ao impeachment é maior em alguns segmentos que apoiam Bolsonaro em outros campos da pesquisa. A reprovação ao impeachment vai a 52% entre homens e no Sul do país. Também sobe para 60% entre entrevistados que dizem não ter medo do coronavírus, 57% entre evangélicos e 56% entre assalariados registrados.
Já o apoio ao afastamento cresce entre jovens de 16 a 24 anos (57%), moradores do Nordeste (também 57%), desempregados que procuram emprego (62%) e entrevistados que dizem ter muito medo do coronavírus (60%). Entre eleitores do ex-presidente Lula, o apoio ao afastamento salta para 74%.
LEIA MAIS: Lula aparece à frente de Bolsonaro em relação a intenções de voto para 2022, mostra pesquisa
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.