Quadrinistas Baianos faturam o HQMIX, maior premiação de HQs do Brasil
Os quadrinistas Daniel Cesart e Anderson Shon venceram na categoria publicação independente
Os quadrinistas baianos Anderson Shon e Daniel Cesart faturaram na última quarta-feira (11) o troféu HQMIX, conhecido como o "Oscar dos quadrinhos" no Brasil. A obra dos dois, “Estados Unidos da África”, venceu na categoria de melhor publicação independente de edição única.
"Estou muito feliz e grato por participar dessa premiação. Sempre gostei do mundo nerd, de ler quadrinhos e me sentir em outra dimensão, mas percebi que faltava algo: os super-heróis negros. O quadrinho vem para que crianças negras se sintam representadas e, além disso, levar informação sobre o continente africano.", afirma Anderson Shon, que é escritor, poeta, quadrinista e educador.
A obra narra a história do Rei Bantu, um super-herói negro que sonha em ver sua terra unida, pacífica e livre. "O troféu foi uma noite de celebração, diversidade, ocupação e resistência! Ainda não tenho palavras pra dizer o quanto estou feliz e realizado, mas elas virão.", afirmou o ilustrador Daniel Cesart.
Em novembro deste ano, a HQ "Estados Unidos da África" foi lançada em Luanda, Angola, onde se passa a história. Durante uma semana, Shon e Cesart realizaram ações educativas, como uma oficina de produção de HQ e a exposição EUÁfrica.
"Não imaginava que esse projeto fosse chegar tão longe. Era um sonho poder lançar o quadrinho na África e criar uma conexão com a cultura local. Para mim, está sendo uma oportunidade de incentivar as pessoas a persistirem naquilo que desejam.", diz Anderson.
A visita dos artistas à África foi viabilizada através do edital de mobilidade urbana da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, e pelo edital de Mobilidade Cultural e Fundo Cicla.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).