Quaest: 65% dos baianos afirmam que não votariam em Bolsonaro em 2026
Na ausência de Bolsonaro, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro é vista como a principal adversária de Lula, caso ele decida tentar a reeleição
A pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (12), revela que a rejeição a Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível até 2030, é a mais alta entre os nomes propostos para a eleição presidencial de 2026. De acordo com o levantamento, 57% dos entrevistados afirmaram que não votariam no ex-presidente. Na Bahia, esse número sobe para 65%.
Em comparação, 45% dos entrevistados disseram que não escolheriam o atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Mas, mesmo que a possibilidade de voto seja maior para Lula no país, a aprovação do governo federal caiu em todos os estados pesquisados: na Bahia, a aprovação diminuiu de 69% para 66%, enquanto a desaprovação saltou de 29% para 33%.
No Brasil, a administração do petista é vista como positiva para 33% dos entrevistados e negativa para 31%. Outros 34% avaliam o governo como regular. Os que não sabem ou não responderam são 2%.
+ Avaliação negativa do governo Lula cresce de 29% para 34%, aponta pesquisa Quaest
Na ausência de Bolsonaro, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro é vista como a principal adversária de Lula, caso ele decida tentar a reeleição.
O ex-presidente Bolsonaro foi considerado inelegível após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que o condenou por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante a campanha de 2022. Além disso, Bolsonaro é alvo de diversas investigações e já foi indiciado pela Polícia Federal em três inquéritos.
+ Pesquisa Quaest: 54% dos brasileiros aprovam Governo Lula
A pesquisa também mostrou que a maioria dos eleitores é contra uma possível reeleição de Lula em 2026. Quando questionados se o presidente deveria tentar um novo mandato, 52% dos entrevistados responderam negativamente, enquanto 45% se disseram favoráveis à reeleição.
No cenário de intenção de voto para as eleições presidenciais de 2026, Lula é o vencedor em todas as simulações feitas pela Quaest.
O levantamento foi realizado entre 4 e 9 de dezembro, com 8.598 pessoas de 16 anos ou mais. A margem de erro é de 1 ponto percentual, com nível de confiança de 95%.
LEIA MAIS: Lula passa bem e deve voltar ao trabalho na próxima semana: 'Presidente não terá sequela'
Siga a gente no Insta, Facebook e no X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).