Novo sistema levará água para sete cidades do sertão baiano
Novo Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) Anagé irá levar água para sete cidades baianas
Por Laraelen Oliveira.
A Embasa investiu por volta de R$99,5 milhões em testes operacionais do novo Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) Anagé, que irá atender e beneficiar cerca de 40 mil habitantes do sertão baiano, região conhecida por ser extremamente afetada pela escassez hídrica.
Na primeira fase do projeto, a obra irá dar atenção às cidades de Anagé, Caraíbas, Maetinga e Presidente Jânio Quadros, além de espaços rurais nas áreas de influência dos municípios.
O novo sistema percorrerá 75,8 quilômetros, com redes de tubulação para levar grande quantidade de água tratada, de Anagé até Presidente Jânio Quadros, passando pelos municípios de Caraíbas e Maetinga. Por isso, foi construída a nova estação de tratamento para ter capacidade de tratar 130 litros de água por segundo e uma nova captação na Barragem de Anagé, com vazão de 126,5 litros por segundo. Também foram construídas cinco estações elevatórias, estação de tratamento de lodo e implantado reservatório com capacidade para armazenar até um milhão de litros.
O diretor de empreendimentos da Embasa, Christiano Bressy, afirma que a obra é marco importante para a qualidade de vida da população e desenvolvimento social em região nacionalmente conhecida por sua escassez hídrica. A 2° etapa do projeto ainda está em processo de desenvolvimento. Ela interligará a captação na Barragem do Champrão e aumentará uma possível oferta de água para os municípios de Condeúba, Cordeiros e Piripá.
Leia também: ‘Meio ambiente e agronegócio não são inimigos’, diz Pablo Barrozo
Leia também: Empresa executa plano ambiental em um dos maiores portos da Bahia
Leia também: China firma acordo que 'rasga' país e conecta litoral do Peru a Ilhéus
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).