Empresa executa plano ambiental em um dos maiores portos da Bahia

Empresa foi contratada com dispensa de licitação para executar plano de gestão ambiental no Porto de Ilhéus

Por Laraelen Oliveira.

Entre os três terminais portuários administrados pela Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), o Porto de Ilhéus, também considerado como um dos maiores portos da Bahia, passará por um plano de gestão ambiental. O plano foca na responsabilidade de uma empresa contratada pelo governo do Estado, com dispensa de uma licitação. O contrato foi firmado no valor de 731,8 mil. E deve durar em torno de seis meses.

O Plano Ambiental do Porto de Ilhéus visa a gestão ambiental integrada e estratégica da área, com foco em medidas de mitigação e compensação para fauna e flora/Foto: Freepik

O Porto de Ilhéus foi inaugurado em 1971, na Ponta do Malhado. Ele  tem capacidade para movimentar cerca de um milhão de toneladas de carga por ano. Além de fazer o  transporte de soja, milho e amêndoas, por exemplo, o porto também recebe cruzeiros marítimos.

Plano de tráfego para o porto de Ilhéus 

Apesar do Porto de Ilhéus carregar uma importância histórica, ele não tem capacidade de exportar e escoar a produção pelo primeiro trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol 1), que vai ligar Caetité a Ilhéus, devido a sua estrutura antiga e pelo porto não possuir um calado profundo, cenário que impede que o porto receba navios de grande porte.

O porto tem raízes no ciclo do cacau e, ao longo do tempo, passou por diversas transformações, incluindo a construção do porto em alto mar na Ponta do Malhado/Foto: Reprodução

Cerca de 75% da obras da Fiol 1 estão concluídas, porém, até o momento, não se tem uma data para a conclusão do projeto. No projeto da Fiol 1, foi anunciado que o Porto Sul, assim como o de Ilhéus, teriam capacidade de transportar cargas como minérios, grãos e fertilizantes, com possibilidade de movimentar até 40 milhões de toneladas por ano. 

A Fiol 1 foi projetada para ligar o Porto de Ilhéus a Figueirópolis, no Tocantins, em uma extensão de 1,5 mil quilômetros, fazendo a conexão com a Ferrovia Norte-Sul. Além da Fiol 1 há dois outros três da ferrovia: a Fiol 2, entre Caetité e Barreiras, com previsão de entrega em 2027; e a Fiol 3, de Barreiras a Figueirópolis, que aguarda licença de instalação. 

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