China firma acordo que 'rasga' país e conecta litoral do Peru a Ilhéus
Brasil e China selam aliança estratégica para corredor ferroviário bioceânico; entenda relação com Ilhéus
Por Da Redação.
Brasil e China assinaram nesta segunda-feira (7), em Brasília, um memorando de entendimento para a realização de estudos conjuntos sobre o corredor ferroviário bioceânico. O projeto tem o objetivo de integrar ferrovias brasileiras já em operação ou construção ao recém-inaugurado porto de Chancay, no Peru, com a infraestrutura financiada por Pequim. Entre as obras em potencial, está a da Malha I da Ferrovia de Integração Leste-Oeste (Fiol) e do Porto Sul, na cidade baiana de Ilhéus.
A assinatura do novo acordo envolve o Ministério dos Transportes, por meio da Infra S.A., e a China Railway Economic and Planning Research Institute Co., Ltd., braço estratégico da China State Railway Group, empresa pública ferroviária chinesa.
O governo brasileiro busca se reposicionar no comércio internacional, com promessa de ganhos logísticos, econômicos e ambientais com a iniciativa, com atenção especial para as exportações brasileiras com destino ao mercado asiático.
China, litoral do Peru e Ilhéus
O acordo é resultado de uma articulação que começou em abril deste ano. Na ocasição, uma delegação chinesa visitou obras estratégicas no Brasil, como a Fiol 1 (Ferrovia de Integração Oeste-Leste 1) e a Fico (Ferrovia de Integração Centro-Oeste). Neste cenário, uma delegação de engenheiros ferroviários do governo chinês esteve na cidade de Ilhéus, no sul da Bahia, para avaliar o potencial das obras da Malha I da Ferrovia de Integração Leste-Oeste (Fiol) e do Porto Sul, diante da perspectiva de avanço da criação do Corredor Bioceânico Brasil-Peru.
Na Bahia, o foco está em analisar a possibilidade de conectar o Porto Sul, que está localizado no Oceano Atlântico, ao porto peruano de Chancay, no Oceano Pacífico, localizado a cerca de 80 quilômetros de Lima. O Corredor Bioceânico Brasil-Peru conectará a Fico-Fiol ao Porto de Chancay, cruzando os estados de Rondônia, Acre e o território peruano.
Já o projeto Fico-Fiol compreende a concessão à iniciativa privada da Ferrovia Integração Centro-Oeste (Fico) e Fiol. O empreendimento prevê 2,7 mil quilômetros de extensão entre Bahia, Goiás e Mato Grosso, com investimentos estimados em R$ 28,7 bilhões. As ferrovias envolvidas serão integradas à Ferrovia Norte-Sul e à Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), formando o corredor logístico estratégico.
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