Manutenção da Embasa é finalizada; fornecimento deve ser normalizado em 48h

A Embasa encerrou a operação de manutenção e melhorias no sistema de abastecimento de água. O serviço será normalizado ao longo das próximas horas

Por Da Redação.

Foi concluída na manhã desta quarta-feira (6), a operação de manutenção e melhorias no sistema de abastecimento da Embasa. De acordo com a empresa, o fornecimento de água começou a ser retomado em Salvador e outros 12 municípios próximos.

Ainda conforme a Embasa, o retorno da água sempre ocorre aos poucos, pois é preciso captar água na barragem, enviar para a estação de tratamento e para os reservatórios de distribuição (Cabula, Campinas de Brotas, Dunas e Águas Claras, entre outros).

Manutenção De Água. Foto: Embasa | Ilustração

Alguns imóveis podem ter o abastecimento normalizado 48 horas após o início da retomada, por isso a Embasa alerta que a população mantenha o consumo consciente da água nesse período.

Das 50 frentes de serviço, 48 foram concluídas durante a noite (5), como previsto. Duas frentes de trabalho de alta complexidade foram finalizadas no final da manhã de hoje (6), possibilitando a retomada de operação de todo o sistema.

“A retomada do fornecimento é um processo técnico e gradual, que precisa ocorrer de forma controlada até que as pressões se estabilizem nas redes, evitando vazamentos e outras intercorrências."

"Diferente da energia elétrica, a água precisa percorrer quilômetros de tubulações até chegar aos imóveis. Só Salvador tem mais de 5 mil quilômetros de rede distribuidora de água”, explica Joana Rolemberg, diretora de Operações da Embasa na RMS.

Foto: Embasa | Manutenção De Água

As áreas mais próximas dos reservatórios e em regiões mais baixas são normalmente as primeiras a ter o serviço restabelecido. Já imóveis em áreas elevadas ou localizados nas pontas de rede podem levar mais tempo para voltar a receber água com regularidade.

+ Água mais cara na Bahia: reajuste da Embasa entra em vigor em julho

“O sistema precisa de pressão para levar a água até os pontos mais altos e distantes. É por isso que o retorno acontece em etapas”, detalha Joana. “Monitoramos tudo em tempo real para garantir a segurança do processo”, completa. Durante o período de retomada, a Embasa seguirá disponibilizando abastecimento alternativo por carro-pipa, com prioridade para hospitais e demais unidades de saúde.

Embasa: balanço da operação 

A operação de manutenção mobilizou cerca de 500 profissionais da Embasa. Os trabalhos começaram na madrugada de terça-feira (5), com frentes atuando simultaneamente em diferentes pontos do sistema. “Tudo isso para garantir o fornecimento de água tratada a milhões de pessoas, com qualidade e confiabilidade”, avalia Joana.

O total investido na operação somou um total de investimentos da ordem de R$ 1,5 milhão. Além de intervenções necessárias na captação da barragem de Pedra do Cavalo, foram executados serviços como:

A ligação de uma derivação da adutora principal ao reservatório da Gomeia (São Caetano); 

Melhorias em equipamentos de bombeamento nas barragens de Pedra do Cavalo e Joanes 2;

Substituição de válvulas e registros na estação de tratamento de Candeias (ETA Principal);

Além da revisão elétrica e limpeza geral de estruturas operacionais.

 

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.