Apagão na Bahia: Coelba explica queda de energia que afetou parte do estado
Apagão na Bahia atingiu 16% dos consumidores durante a madrugada; falha no sistema elétrico nacional também afetou outros estados
Por Ananda Costa.
Um apagão na Bahia afetou cerca de 16% dos consumidores em diferentes regiões do estado na madrugada desta terça-feira (14). De acordo com a Neoenergia Coelba, a interrupção foi provocada por uma falha no Sistema Interligado Nacional (SIN), que também impactou o fornecimento de energia em outros estados do país.
O blecaute começou por volta de 0h30 e, segundo a distribuidora, o restabelecimento do serviço foi feito de forma gradativa, com autorização do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Em cerca de 40 minutos, 99% dos consumidores baianos já estavam com o fornecimento normalizado. Às 2h11, o abastecimento foi completamente restabelecido.
“As causas da ocorrência estão em análise e devem ser disponibilizadas pelo ONS. A Neoenergia Coelba reforça que o ocorrido não foi responsabilidade da distribuidora”, informou em nota.
Apagão em várias regiões do país
Moradores de estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina também relataram falta de energia. O episódio repercutiu nas redes sociais, com relatos de surpresa e até piadas sobre o blecaute.
Até o momento, o ONS não divulgou informações oficiais sobre as causas e a abrangência total do problema.
Outros casos
Em abril deste ano, Portugal, Espanha e outras partes da Europa enfrentam um corte de energia elétrica. A interrupção de energia iniciou-se aproximadamente às 7h30, horário de Brasília. De acordo com alguns relatos, ainda existem problemas na conexão à internet e problemas para fazer ligações telefônicas.
Conforme apuração do site Valor Investe, países como França, Itália, Bélgica e Alemanha também relataram problemas de energia em determinados locais. Também existem postagens sobre falhas na Polônia e na Finlândia nas redes sociais.
O apagão de grandes proporções gerou caos no transporte público, no sistema de saúde e na indústria desses países, além de derrubar o sinal de celular por mais de uma hora nas capitais.
Segundo publicação da Folha de São Paulo, há relatos de problemas também nas redes de energia da França, porém em menor proporção. Conforme, a Rede Elétrica da Espanha, empresa responsável pela energia no país europeu, "os planos de restabelecimento do fornecimento de energia elétrica foram ativados em colaboração com empresas do setor após o zero ocorrido no sistema peninsular".
A operadora de energia portuguesa REN (Redes Energéticas Nacionais) afirmou à emissora BBC, que o apagão que atingiu Portugal e partes da Espanha e da França foi provocado por variações extremas de temperatura no interior espanhol.
Classificada pela REN como "fenômeno atmosférico raro", a variação causou "oscilações anômalas nas linhas de muito alta tensão (400 kV)", fenômeno conhecido como vibração atmosférica induzida. "Essas oscilações causaram falhas de sincronização entre os sistemas elétricos, levando a perturbações sucessivas em toda a rede europeia interconectada", informou a empresa em nota.
LEIA MAIS: Apagão na Estação da Lapa causa aglomeração nesta quarta; assista
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).