Apagão na Europa foi causado por variação extrema de temperatura na Espanha

Em consequência do apagão na Europa, serviços públicos e privados enfrentam instabilidades

Por Bruna Castelo Branco.

A operadora de energia portuguesa REN (Redes Energéticas Nacionais) afirmou, nesta segunda-feira (28), à emissora BBC, que o apagão que atingiu Portugal e partes da Espanha e da França foi provocado por variações extremas de temperatura no interior espanhol.

Classificada pela REN como "fenômeno atmosférico raro", a variação causou "oscilações anômalas nas linhas de muito alta tensão (400 kV)", fenômeno conhecido como vibração atmosférica induzida. "Essas oscilações causaram falhas de sincronização entre os sistemas elétricos, levando a perturbações sucessivas em toda a rede europeia interconectada", informou a empresa em nota.

Foto: Ilustrativa/Pixabay

Em consequência do apagão, serviços públicos e privados enfrentam instabilidades. Em Portugal e na Espanha, semáforos estão apagados, linhas telefônicas foram afetadas e o metrô foi fechado. Nos aeroportos, as operações estão sendo realizadas com limitações, incluindo check-ins manuais. A internet também apresenta oscilações.

A possibilidade de um ciberataque foi considerada no início do dia, mas descartada. O Centro Nacional de Cibersegurança de Portugal divulgou comunicado afirmando não haver indícios de ataque cibernético. O primeiro-ministro português, Luís Montenegro, também afastou essa hipótese: "não há nenhuma indicação que aponte nesse sentido", declarou.

Segundo o jornal português Público, as regiões autônomas dos Açores e da Madeira não registraram apagões, uma vez que os arquipélagos não estão conectados à rede elétrica europeia. A falha no fornecimento começou por volta das 11h30 (7h30 no horário de Brasília) e, até o momento, ainda não foi totalmente solucionada.

A Red Eléctrica, operadora da rede espanhola, informou que o incidente está em avaliação. De acordo com a agência de notícias EFE, a previsão para a recuperação total do fornecimento de energia na Espanha varia entre seis e dez horas. Já a E-Redes, distribuidora portuguesa, declarou que ainda não há previsão para a normalização do serviço.

Foto: Ilustrativa/Pexels

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.