Operação para retirada de “gatonet” remove mais de 100 km em fios
Ação da Neoenergia Coelba contra o "Gatonet" retirou 13 toneladas de cabos e mais de 450 caixas irregulares em 12 cidades baianas
Por Lucas Pereira.
A última edição da “Operação Gatonet” da Neoenergia Coelba, que visa remover fios ilegais e irregulares em postes, encontrou mais de 13 toneladas de cabos de internet e telefone, em 12 cidades baianas. De acordo com a concessionária, entre os dias 1º e 5 de setembro, foram removidos o equivalente a 116 km de fiação, distância que corresponde ao trajeto Salvador-Feira de Santana.
No balanço da operação ainda foram removidas mais de 450 caixas instaladas nos postes. Esses equipamentos são, segundo a Coelba, os principais causadores de incêndios em fiação.
+Ferro-velho usado para receptação de fios roubados é fechado no Matatu
Confira os dados da “Operação Gatonet”:
- Salvador (1 tonelada e 93 caixas),
- Camaçari (300 kg e 3 caixas),
- Candeias (400 kg e 4 caixas),
- Ipiaú (1,55 tonelada e 67 caixas),
- São Gonçalo dos Campos (830 kg e 27 caixas),
- Mirangaba (1,5 tonelada e 44 caixas),
- Jaguarari (1,77 tonelada e 49 caixas),
- Remanso (820 kg e 40 caixas),
- Vitória da Conquista (2,72 toneladas e 88 caixas),
- Barreiras (880 kg e 41 caixas),
- Gentio de Ouro (1,18 tonelada e 19 caixas),
-Ituaçu (380 kg e 5 caixas).
Gatonet
De acordo com a Coelba, o Gatonet é o principal motivo dos emaranhados de fios nas cidades, pois não seguem os critérios técnicos e de segurança para instalar os seus cabos nos postes. Essas empresas também não realizam a devida manutenção nos equipamentos, podendo deixar fios soltos e com risco de acidente para a população. Além disso, a instalação de caixas irregulares nos postes provoca incêndios na fiação devido à baixa qualidade do equipamento, a exemplo do ocorrido em Sussuarana no mês de agosto.
A distribuidora orienta que os clientes só contratem as empresas que possuem contrato para o compartilhamento de postes, pois garante que o processo de análise técnica foi devidamente realizado e que houve aprovação nos critérios de segurança. Para verificar a lista completa dos provedores autorizados, basta acessar o site da empresa.
"A manutenção dos cabos de telefonia e internet cabe às operadoras, mas elas não realizam e deixam o emaranhado de fios nos postes. Para mitigar o impacto do Gatonet para a população, estamos intensificando a operação em praticamente todos os municípios, garantindo maior segurança aos baianos e ao fornecimento de energia", destacou Madson Melo, gerente de Gestão da Receita da Neoenergia Coelba.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).