Geral

Uso excessivo de celulares por crianças e adolescentes causa problemas no sono e vício em redes sociais

Segundo uma pesquisa do IBGE realizada em 2019, antes da pandemia de covid-19, 83% dos jovens brasileiros entre 9 e 17 anos já tinham celular

Por Da Redação

Uso excessivo de celulares por crianças e adolescentes causa problemas no sono e vício em redes sociaisPexels/Ilustrativa

O uso indiscriminado de celulares por crianças e adolescentes tem preocupado especialistas nos últimos anos. Segundo uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizada em 2019, antes da pandemia de covid-19, 83% dos jovens brasileiros entre 9 e 17 anos já tinham celular.


Que a tecnologia pode trazer diversos benefícios, como, por exemplo, o acesso fácil à informação, a gente já sabe. Mas, para os pesquisadores, é preciso relembrar que o uso exagerado de telas e de redes sociais também traz riscos à saúde física e mental dos mais jovens.


Primeiramente, de acordo com a pesquisa, o uso excessivo de celulares desestimula os usuários a praticarem atividades físicas regulares, o que pode, com o tempo, acarretar doenças circulatórias e levar ao sedentarismo e, por consequência, à obesidade.


Por isso, problemas de postura e dores na coluna começaram a se tornar mais frequentes nessa geração. Outra questão preocupante é a qualidade do sono: quanto mais expostos à luz azul ficamos durante a noite, mais difícil é pegar no sono.


Uma pesquisa feita em Flandres, na Bélgica, apontou que o uso de celular à noite é uma prática cada vez mais comum entre estudantes de 13 a 17 anos, o que está diretamente relacionado ao aumento do nível de cansaço e indisposição desses adolescentes na escola.


CONTEÚDOS IMPRÓPRIOS


A super exposição de crianças a conteúdos inapropriados também acende um sinal de alerta nos pesquisadores. Por isso, é importante que pais e responsáveis fiquem atentos ao que os jovens estão acessando e estabeleçam limites sobre o que pode ou não ser visto.


Outra preocupação é a vida social desses jovens: com a facilidade de se comunicar por meio de aplicativos de conversas e redes sociais, muitos adolescentes acabaram deixando de sair de casa, o que pode prejudicar a habilidade dessa nova geração de se relacionar com pessoas fora da internet.


Além disso, a facilidade de arranjar entretenimento rápido e, muitas vezes, de baixa qualidade, também dificulta a nossa capacidade de lidar com o ócio, o que pode levar a um vício do uso de redes sociais e ansiedade.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.