Geral

MP do TCU pede que empréstimos do Auxílio Brasil sejam suspensos por benefício a favor de Bolsonaro

O valor médio do empréstimo ficou em torno de R$ 2.600, segundo Daniella Marques, presidente da Caixa, na entrevista coletiva do lançamento da ação Caixa Pra Elas Empreendedoras, nessa segunda-feira (17/10).

Por Da Redação

MP do TCU pede que empréstimos do Auxílio Brasil sejam suspensos por benefício a favor de Bolsonaro  arquivo / Agência Brasil

O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) quer que a Caixa Econômica Federal não realize novos empréstimos para quem recebe o Auxílio Brasil. Para o órgão, a medida seria utilizada para beneficiar eleitoralmente o presidente Jair Bolsonaro (PL), que concorre à reeleição. 


“Venho diante do TCU externar extrema preocupação e denunciar atos praticados pela Caixa, possivelmente em desvio de finalidade, que se tornaram públicos e notórios, e ao final requerer dessa corte de Contas as medidas cabíveis para evitar prejuízo aos cofres daquele banco público", destaca o subprocurador Lucas Furtado. 


O empréstimo consignado do Auxílio Brasil começou no dia 10. O Ministério da Cidadania autorizou a Caixa Econômica Federal e mais 11 bancos a oferecerem essa linha de crédito. De acordo com o UOL, o valor da parcela do empréstimo é descontado automaticamente do valor mensal do benefício para quem contratar o empréstimo.


O valor médio do empréstimo ficou em torno de R$ 2.600, segundo Daniella Marques, presidente da Caixa, na entrevista coletiva do lançamento da ação Caixa Pra Elas Empreendedoras, na segunda-feira (17/10).


No texto que pede a proibição, o subprocurador cita o artigo 173 da Constituição Federal, que diz que a exploração direta de atividade econômica pelo Estado só será permitida quando necessária aos imperativos da segurança nacional ou a relevante interesse coletivo, conforme definidos em lei.


LEIA MAIS: PM é baleado durante tentativa de assalto dentro de ônibus na BR-324


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.