Geral

Justiça do Ceará determina transferência de internos homossexuais no sistema penitenciário; saiba motivo

A ação atende ao pedido da Defensoria Pública do Ceará. Ironicamente, o pedido foi proferido nesta última terça-feira (17/5), Dia Internacional de Luta Contra a LGBTfobia.

Por Da Redação

Justiça do Ceará determina transferência de internos homossexuais no sistema penitenciário; saiba motivoilustrativa / Pixabay / Ichigo121212

Uma decisão judicial no Ceará tem repercutido bastante nas últimas horas nas redes sociais. Isto porque, houve a determinação da transferência de cinco internos declaradamente homossexuais, atualmente recolhidos no Centro de Detenção Provisória (CDP), para a Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes (UP Irmã Imelda), referência no acolhimento da população GBT (Gays, Bissexuais e Transexuais) privada de liberdade.


A ação atende ao pedido da Defensoria Pública do Ceará. Ironicamente, o pedido foi proferido nesta última terça-feira (17/5), Dia Internacional de Luta Contra a LGBTfobia. A data foi adotada pela militância LGBTQIA+ pois foi nesta ocasião, em 1990, a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou a homossexualidade do Código Internacional de Doenças (CID).


“O preconceito que permeia larga parte da população brasileira afeta também o público custodiado, o que costuma ensejar práticas preconceituosas em face dos reclusos GBTs, afetando sua integridade psíquica, além de riscos à sua integridade física”, destacou em nota o juiz Raynes Viana de Vasconcelos, que está à frente da Corregedoria de Presídios de Fortaleza.


Segundo o juiz, quando estão em unidade prisional não destinada exclusivamente ao público GBT, esta população costuma ser alocada nas chamadas celas de integridade, onde permanecem sem convivência com os demais internos. “O que acarreta em restrições variadas, a mais corrente delas é o acesso ao banho de sol”, diz em nota Raynes.


LEIA MAIS: Estratégia de vacinação contra Covid-19 em Salvador segue nesta sexta-feira; confira


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos! 


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.