Bahia gerou 11.279 novos postos de trabalho em janeiro; número é o maior do Nordeste
Em todo o Brasil, apenas 19 unidades federativas criaram vagas no mês de janeiro, ficando a Bahia na 7ª posição
Em janeiro, a Bahia gerou 11.279 postos com carteira assinada, decorrente da diferença entre 66.661 admissões e 55.382 desligamentos, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Agora, são 1.808.931 vínculos celetistas ativos, uma variação de 0,63% sobre o quantitativo do mês anterior.
Em todo o Brasil, apenas 19 unidades federativas criaram vagas no mês de janeiro. Em termos absolutos, a Bahia ocupou a primeira posição entre os estados nordestinos. No conjunto dos 27 entes federativos, ficou na sétima colocação. Em termos relativos à variação do estoque, também se localizou em primeiro lugar no Nordeste e na sétima colocação no país.
O segmento de Serviços (+5.926 postos) foi o que mais gerou postos de trabalho celetistas, dentre os cinco grandes setores de atividade econômica em janeiro no estado. Em seguida, foi acompanhado por Construção (+3.975 postos), Indústria geral (+1.871 postos) e Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (+168 postos). Em contrapartida, o setor de Comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas (-661 postos) encerrou posições de trabalho no primeiro mês do ano de 2022.
De responsabilidade do Ministério do Trabalho e Previdência, os dados do emprego formal foram sistematizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia (Seplan).
LEIA MAIS: Tem vontade de mudar o mundo, é mulher e tem entre 17 e 24 anos? você pode ganhar 5 mil dólares
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003