Lei que permite teste de paternidade em parentes próximos do suposto pai entra em vigor

A proposta tramitou por 12 anos no Congresso, tendo sido primeiro apresentada em 2009 pela então senadora Marisa Serrano (PSDB-MS).

Por Da Redação.

Lei que permite teste de paternidade em parentes próximos do suposto pai entra em vigorilustrativa/Pixabay

A lei que permite a realização do teste de paternidade em parentes próximos do suposto pai foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A nova legislação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira (19/4).

De acordo com o texto, o teste em parentes consanguíneos poderá ser autorizado por um juiz caso o suposto pai tenha morrido ou não possa ser localizado. O exame deve ser feito “preferindo-se os [parentes] de grau mais próximo aos mais distantes”.

A nova legislação altera um trecho da lei de investigação da paternidade para acrescentar a previsão de exame em parentes próximos. 

A proposta tramitou por 12 anos no Congresso, tendo sido primeiro apresentada em 2009 pela então senadora Marisa Serrano (PSDB-MS).

LEIA MAIS: Bolsonaro diz que vai escolher partido em abril e volta a criticar ex-presidente; "o povo que vota em Lula merece sofrer"

Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.