Secretário diz que infraestrutura de escolas em Camaçari seguirá conceito da BYD
A infraestrutura das escolas em Camaçari vai seguir um conceito da BYD em termos de sustentabilidade
Por Da Redação.
O secretário de Educação de Camaçari, Marcio Neves, afirmou que o município prepara um novo modelo de infraestrutura escolar inspirado no conceito de sustentabilidade adotado pela montadora chinesa BYD. A proposta, segundo ele, busca alinhar inovação, acessibilidade e cuidado com o ambiente escolar.
“Quando a gente fala em cuidar, do ponto de vista da infraestrutura física, temos um grande projeto para apresentar às sociedades baiana e brasileira sobre como vamos cuidar. Não podemos mostrar ainda, mas já te adianto que, diante de hoje, Camaçari inaugura a primeira etapa da BYD, que traz um conceito de sustentabilidade. A infraestrutura das nossas escolas vai ter esse conceito”, declarou Neves em entrevista ao Linha de Frente, da rádio Antena 1 Salvador, nesta terça-feira (1º).
De acordo com o secretário, o objetivo é construir espaços pedagógicos que dialoguem com a diversidade de necessidades dos estudantes. “Isso demonstra que precisamos dos espaços pedagógicos justamente baseados no conceito de vanguarda, que esteja respeitando os espaços normativos dentro da estrutura, mas que dialogue com as salas especializadas, com atendimento das crianças atípicas, por exemplo; espaços de leitura; refeitório que também sirva como espaço de formação pedagógica”, explicou.
Professor há 27 anos, Neves destacou a importância de compreender a realidade da sala de aula para além da gestão. “Eu sou professor, e uma das pautas que me traz mais essa responsabilidade, talvez, é estar nessa vivência de sala de aula. Estava até o ano passado. Essa necessidade de compreender o dia a dia do professor eu tenho, porque vivencio isso”, disse. Ele acrescentou que essa experiência facilita o diálogo com os profissionais da rede: “É fácil, pra mim, fazer essa interlocução.”
Embora reconheça a importância de pautas como transporte, merenda e uniformes, o secretário afirmou que seu principal foco está no processo de aprendizagem. “A gente está muito ainda na pauta do insumo, do transporte, da merenda, uniforme… para dar isonomia aos nossos alunos, dar direito ao que o outro tem pra não sofrer rejeição ou preconceito. Mas o que me pega mesmo é essa ideia de entender a garantia do processo de construção do aprendizado do nosso aluno. Gosto dessa perspectiva”, completou.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).