Secretário de Educação de Camaçari destaca projeto de formação antirracista

Secretário de Educação de Camaçari, Márcio Neves, falou sobre a importância da educação antirracista nas escolas da rede municipal

Por Juana Castro.

Em entrevista à Rádio Antena 1 Salvador nesta terça-feira (1º), o secretário de Educação de Camaçari, Márcio Neves, falou sobre a importância da educação antirracista nas escolas da rede municipal e destacou a atuação da gestão em torno do tema.

Secretário De Educação De Camaçari Destaca Projeto De Formação Antirracista

Segundo ele, a Prefeitura de Camaçari, em parceria com a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), desenvolveu um projeto robusto voltado à formação de professores. “A prefeitura de Camaçari, em parceria com a Unilab, construiu um grande projeto de formação de professores, tanto do ponto de vista da política antirracista quanto também da questão da política de formação étnico-racial”, afirmou.

Neves explicou que a proposta parte da compreensão da pluralidade humana e tem como objetivo valorizar as identidades culturais da região. “Essa é pela concepção de compreender essa pluralidade como seres humanos. O antirracismo levanta a autoestima de grupos tratados como minorias. No caso da Região Metropolitana, que tem ligação direta com o Recôncavo Baiano, não dá pra negar nossa identidade cultural, étnica…”, declarou.

Ele defendeu que o debate sobre identidade racial e enfrentamento ao racismo deve estar presente no cotidiano das escolas e, principalmente, na formação dos educadores. “Isso faz com que Camaçari faça esse movimento de trazer um debate tão necessário para o momento da educação, que mexe com algumas questões da nossa sociedade. A Bahia é o estado mais negro do país e, às vezes, esse debate fica escondido. A gente quer colocar esse debate no dia a dia das nossas crianças, mas essencialmente na formação de professores”, concluiu.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.