Falso Consórcio: 15 pessoas são presas por estelionato e lavagem de dinheiro
Organização criminosa aplicava golpe do “falso consórcio” com empresas de fachada em Salvador
Por Lucas Pereira.
A Polícia Civil da Bahia (PCBA) prendeu 15 pessoas na tarde desta terça-feira (1) durante a deflagração da terceira fase da Operação Falso Consórcio. Os detidos, 11 mulheres e quatro homens, são suspeitos de integrar uma organização criminosa especializada em estelionato, publicidade enganosa e lavagem de dinheiro.
As 15 pessoas foram presas por volta das 16h30, em um centro empresarial na região do Iguatemi, em Salvador, após as investigações apontarem que os suspeitos continuavam praticando o golpe do “falso consórcio”.
De acordo com a PC, o grupo criminoso montava empresas de fachada para oferecer falsos planos de consórcio, atraindo vítimas com promessas enganosas de contemplações imediatas e facilidades financeiras inexistentes. A prática já vinha sendo monitorada e havia sido alvo de fases anteriores da operação.
A ação, realizada pela Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon), unidade do Departamento Especializado de Investigação Criminal (Deic), resultou ainda na apreensão de 15 celulares e 10 notebooks utilizados para a atividade criminosa. Todos os envolvidos foram autuados em flagrante e permanecem à disposição da Justiça.
A primeira fase da operação foi deflagrada em março e prendeu cinco pessoas na ocasião. Na segunda etapa, no mês de abril, as equipes estiveram em três empresas ainda em funcionamento e abertas ao público, localizadas em um prédio comercial na Avenida ACM.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).