Concurso do MPU: Confira dicas do que fazer para as provas
Especialistas dão dicas de revisão, cuidados e estratégias para a prova do concurso do MPU, que acontece neste domingo em todo o país
Por Lucas Pereira.
O concurso do MPU (Ministério Público da União), um dos mais esperados do ano, terá a aplicação de provas neste domingo (4), nos dois turnos. Para ajudar você, candidato, o Aratu On listou algumas dicas do que fazer para as provas e o como se preparar nesses últimos momentos antes do certame. Confira!
Concurso do MPU
Ao todo, o concurso do MPU oferece 172 vagas imediatas, além da formação de cadastro reserva para os cargos de Analista e Técnico nas unidades do Ministério Público da União, por todo o país. Os salários variam de R$ 8.529,65 (técnico) e R$ 13.994,78 (analista), para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais para ambos os casos.
As provas são aplicadas neste domingo em todas as capitais do país. De manhã (8h–12h30) há aplicação das provas para analista; as avaliações para técnico são à tarde (15h–19h30).
Todos os detalhes acima estão presentes no edital do concurso público e os candidatos já devem “saber de cor”. Mas, após tanto estudo dos temas cobrados na prova, como Língua Portuguesa, Sustentabilidade, Administração Pública, Legislação Institucional e Conhecimentos Específicos do MPU, o que há de novo para saber visando a preparação?
De acordo com o mestre em linguística e professor de Redação e Interpretação de Textos para cursinhos e concursos, Caio Aguiar, nesses momentos que antecedem a prova é bom não exagerar nas revisões, para não se desgastar. Passado o período da rotina de estudos, a partir daquilo que a banca do concurso costuma cobrar, no caso do MPU é a FGV, é importante focar no que mais cai nas avaliações, especialmente as correções da prova discursiva, a temida redação.
“Veja o barema de correção, algumas bancas não gostam de modelos prontos. Saber como sua prova discursiva será corrigida é fundamental, pois você escreverá aquilo que a banca quer avaliar. Lembre-se: é uma prova de concurso. O texto precisa ser claro e diretamente relacionado ao tema proposto. Cuidado com o excesso de informação. O básico, na maioria das vezes, é a melhor saída”, orienta.
O profissional aponta ainda que se faça revisões mais rápidas, para ver como está a preparação do candidato:
— “Uma dica que tem funcionado com meus alunos é fazer flash cards (há, inclusive, aplicativos gratuitos para isso). Dá para revisar o conteúdo em poucos minutos. Além disso, rever as anotações feitas durante os estudos é outra boa estratégia”, afirma o professor.
E qual a prioridade de revisão? De acordo com Adenilza Oliveira, professora de Língua Portuguesa em cursinhos de pré-vestibular e concursos, o foco dessa última revisão é “priorizar as disciplinas de maior peso”. Então, a legislação específica, a disciplina específica para o cargo que a pessoa está concorrendo, é o que o candidato tem que revisar de maneira mais intensa, para trazer a memória essas informações para uma memória mais recente.
O que fazer antes do Concurso do MPU
Um dos pontos mais importantes, segundo Adenilza, é que o candidato, seja ele de qualquer concurso, entenda que “isso não é um momento de desespero. É entender que o concurso vai fazer você crescer. Então, independentemente do resultado, o resultado já está na pessoa, naquele conhecimento novo que ela adquiriu, nessa visão que ela já teve ali de crescer, de progredir”.
Uma postura confiante e evitar focar o pensamento em pontos negativos, como na dificuldade de um concurso como o MPU, que tem grande concorrência, é fundamental.
“O seu pensamento mais intenso, o que deve dominar a sua mente nesse período, é justamente a certeza de que você evoluiu, de que você cresceu e você tem um conhecimento para colocar ali em ação, no momento da prova”, completou a profissional.
Outra dica compartilhada pelos professores é a tirar as últimas horas antes da avaliação para descansar o emocional e fazer alguma atividade de lazer, para ir aliviando a tensão e o nervosismo. Ter uma boa noite de sono e ter se alimentado bem também são essenciais para uma boa preparação às vésperas.
O que fazer no dia da prova
Os profissionais apontaram algumas recomendações do que fazer no domingo, dia do concurso:
— Não estude no dia da prova: foque em organização, não em conteúdo novo;
— Leve algo leve para comer: fome e sede aumentam a ansiedade;
— Hidrate-se adequadamente: a sede também atrapalha a concentração;
— Separe os itens obrigatórios com antecedência:
-
Caneta esferográfica preta, de material transparente (como costuma ser exigido);
-
Documento oficial com foto em formato físico (não confie somente na versão digital).
-
— Cheque tudo antes de sair de casa e evite o descuido: já houve casos de candidatos eliminados por esquecerem a caneta ou levarem apenas documento digital.
— Atenção ao clima local:
-
Em dias quentes, evite roupas que causem desconforto.
-
Em dias frios, vá agasalhado para manter o foco e evitar desconcentração.
Saia de casa com antecedência: Confira os detalhes do seu local de prova, como endereço e sala. Aproveite e saia de casa com antecedência para evitar eventuais atrasos que possam fazer com que não chegue no horário.
Durante a prova
Para a prova do MPU, os especialistas em concursos dão dicas valiosas para os candidatos:
-
“A recomendação para as provas, é a leitura atenta, fazendo as associações com esse conhecimento prévio, não perder tempo naquilo que você a pessoa não consegue lembrar” — Adenilza Oliveira
-
“Se você domina bem Língua Portuguesa, por exemplo, pode ser uma boa começar por ela. Normalmente, os conhecimentos específicos têm maior peso. Então, não os deixe por último. O cansaço pode prejudicar sua interpretação de texto e seu desempenho” — Caio Aguiar.
Sobre a prova discursiva, os professores alertam para que os candidatos evitem escrever a versão final logo após terminar o rascunho. É importante, assim que finalizar o rascunho, buscar comer algo, tomar uma água, responder outras questões, e fazer a escrita da redação depois, para poder ter tempo de reavaliar pontos e revisar possíveis erros.
Logo após finalizar a prova, a recomendação é distrair a mente, relaxar e aguardar pelo resultado. Além de “seguir a rotina de estudos”, mesmo após a prova, pensando em outras oportunidades, é importante não se esquecer que essa é só mais uma etapa e que, caso não aconteça neste concurso, outros virão:
“Se você entendeu que você não deu o seu melhor ou não foi o suficiente, ou mesmo deu seu melhor, mas não foi o suficiente, vale buscar outros concursos que você possa aproveitar o conhecimento que já teve para evoluir”, recomendou Adenilza.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).