“NÃO TENHO MEDO DA MORTE”: Em conversa com Bial, Gilberto Gil fala tranquilo sobre a morte
“NÃO TENHO MEDO DA MORTE”: Em conversa com Bial, Gilberto Gil fala tranquilo sobre a morte
“Com a velhice, a meditação sobre a morte começa a ser mais necessária. A gente começa a lidar com essas questões, com a decrepitude, com o enfraquecimento, com a presença de doenças”, explicou o cantor e compositor Gilberto Gil, aos 75 anos, ao apresentador Pedro Bial, em entrevista que foi ao ar na madrugada desta terça-feira (9/5).
O doce bárbaro esteve internado por mais de 80 dias em 2016 e esteve de frente com a morte, fenômeno que afirma não assustá-lo na canção “Não Tenho Medo da Morte”, lançada em 2008.
LEIA MAIS: VEJA VÍDEO: ?Realizando sonho?, diz Xanddy durante gravação com Gilberto Gil
A finitude, afinal, é uma coisa que a gente tem que lidar, segundo Gil. A forma tranquila com a qual o baiano lida com o “derradeiro ato” encantou as redes sociais, que veem no tropicalista um ícone imortal.
“Não tenho medo da morte
Mas medo de morrer sim
A morte é depois de mim
Mas quem vai morrer sou eu”#conversacomBial@gilbertogil ?? Flor de Lis? (@sou_thuglife) 9 de maio de 2017
Como conversar sobre a morte de forma tão tranquila com uma vida como essa, @gilbertogil? Você é um dos meus mestre! #ConversaComBial
? [+] Carlos Castro (@carlosccastro_) 9 de maio de 2017
Na conversa com Bial, Gil teceu longos e mansos comentários sobre o que se espera da morte. “A maneira de encarar a morte como um momento importante, de transcendência, um momento de avanço… Com a morte avança-se para uma coisa além”, afirmou o músico. Só existe o fim da vida, afinal, porque houve o começo dela.
Na plateia, a doutora Roberta Saretta, responsável pelos problemas no coração de Gil, o inspirou ao fazer uma biópsia no seu coração a ponto do baiano compôr uma canção sobre o procedimento. Na ocasião, ele aproveitou para arrancar alguns acordes do seu violão e cantar: “Ela mandou arrancar quatro pedacinhos do meu coração / Depois mandou examinar os quatro pedacinhos / Um para saber se eu sinto medo / Um para saber se eu sinto dor / Um para saber os meus segredos / Um para saber se eu sinto amor.”
Confira a entrevista:
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo, no facebook.com/aratuonline e no youtube.com/televisaoaratu.