Variedades

Dia Mundial das Tartarugas: saiba o que está por trás dessa data e quais espécies vivem no Brasil

De acordo com dados do Projeto Tamar, cerca de cinco espécies de tartarugas marinhas podem ser encontradas em nosso país: Tartaruga-cabeçuda, tartaruga-de-couro, tartaruga-oliva, tartaruga-verde e tartaruga-de-pente.

Por Da Redação

Dia Mundial das Tartarugas: saiba o que está por trás dessa data e quais espécies vivem no Brasildivulgação/American Tortoise Rescue

Você já percebeu que, nesta segunda-feira (23/5), a barra de pesquisa do seu computador apareceu com uma tartaruga? A ação, que acontece nos computadores cujo sistema é Windows, é uma homenagem ao Dia Mundial das Tartarugas.


barra-de-pesquisa

Criado pelo American Tortoise Rescue, uma entidade dos Estados Unidos que lida com a preservação desses animais, o Dia Mundial das Tartarugas é um dia voltado para a conscientização e a preservação das espécies e acontece desde os anos 2000.


A tartaruga é um dos animais mais antigos do planeta, vivendo aqui há mais de 200 milhões de anos. No Brasil, o Projeto Tamar é o maior destaque nesta causa e, ao longo da nossa costa, diversas praias são consideradas como pontos de desova para as variadas espécies desses répteis. Uma das sedes do projeto fica na Praia do Forte e é aberta para visitação.


De acordo com dados do Projeto Tamar, cerca de cinco espécies de tartarugas marinhas podem ser encontradas em nosso país: Tartaruga-cabeçuda, tartaruga-de-couro, tartaruga-oliva, tartaruga-verde e tartaruga-de-pente.


ESPÉCIES MARINHAS NO BRASIL


Tartaruga-cabeçuda


CABE-UDA


Também conhecida por tartaruga-mestiça, a espécie cabeçuda é assim chamada pelo tamanho de sua cabeça e a força de sua mandíbula. Podendo pesar em média até 180 kg, essas tartarugas escolhem como área de desova os litorais no norte do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia, além do litoral de Sergipe.


Tartaruga-de-couro


de-couro


Também chamada de tartaruga-gigante, essa é a maior espécie dentre as tartarugas marinhas e pode pesar em média cerca de 500 kg. O nome "de couro" é por conta da composição de sua carapaça, composta por pequenas placas ósseas que parecem um couro. Sua área de desova é no litoral do Espírito Santo, perto da foz do Rio Doce.


Tartaruga-oliva


oliva


Após a gigante, temos a tartaruga-comum, a menor dentre as marinhas, pesando no máximo 50 kg. O nome se dá pela coloração que sua carapaça adquiri em sua fase adulta, um verde escuro. Desova seus filhotes a partir do sul de Alagoas, passando pelo território sergipano até o litoral norte da Bahia. 


Tartaruga-verde


verde


Também chamada de tartaruga-aruanã, essa espécie é bastante grande e seu nome não tem nada a ver com a cor de sua carapaça (que normalmente é cinza), mas sim ao tom de sua pele, que é esverdeado. Pesando mais de 200kg em média, os locais de desova são variados, especialmente na Reserva Biológica de Atol das Rocas (RN) e no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, além do litoral norte da Bahia.


Tartaruga-de-pente ou legítima


DE-PENTE


Considerada a mais tropical das tartarugas marinhas, tem como área de desova o litoral norte da Bahia e de Sergipe, além do litoral sul do Rio Grande do Norte. Ameaçada criticamente de extinção, seu casco é formado por várias placas sobrebostas, em cores amareladas e marrons;


Neste dia de conscientização, a preservação desse importante elemento animal para os ecossistemas deve ser preservada. De acordo com a American Tortoise Rescue, o desaparecimento dessas espécies tem acontecido por causa do contrabando, da ação das indústrias de alimentos exóticos, da destruição de habitats provocada também pelas mudanças climáticas e do comércio de animais. Sem ações de prevenção, a extinção se daria nos próximos 50 anos.


LEIA MAIS: “Cajacity” volta a receber Festival Literário Nacional em junho; Baco Exu do Blues é uma das atrações

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.