De onde vêm os elefantes-marinhos? Animal surpreende ao surgir em Salvador

Elefante-marinho-do-sul é considerado a maior espécie de foca do mundo

Por Da Redação.

Os moradores de Salvador e região metropolitana foram surpreendidos nos últimos dias pela presença de um visitante raro: um elefante-marinho-do-sul (Mirounga leonina), mamífero típico de águas geladas da Patagônia e de ilhas subantárticas. A aparição inusitada do animal causou espanto e curiosidade nos moradores do local. 

Elefante-marinho aparece em Salvador. Foto: Redes Sociais

+ VÍDEO: Enchente inunda santuário e elefantes precisam ser resgatados na Tailândia

O primeiro avistamento foi registrado na madrugada da sexta-feira (9), no município de São Francisco do Conde. Em seguida, o animal foi visto em praias de Candeias e chegou até o bairro da Massaranduba, na Península de Itapagipe, onde saiu da água, circulou pela faixa de areia e chegou até o calçadão, retornando ao mar logo depois.

Especialistas acreditam que o elefante-marinho possa ter se perdido durante o processo migratório ou sido levado por correntes marítimas, possivelmente desde a costa da Argentina, onde há colônias conhecidas da espécie. Sua presença no litoral baiano é considerada extremamente rara, o que tem mobilizado equipes de resgate e conservação ambiental.

Com até seis metros de comprimento e mais de três toneladas, o elefante-marinho-do-sul é considerado a maior espécie de foca do mundo. Sua visita inesperada ao litoral baiano se transforma em um lembrete da grandiosidade e imprevisibilidade da natureza – e da importância da preservação da vida marinha.

LEIA MAIS: Animais mantidos em cativeiro são resgatados em Pernambués

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.