Animais mantidos em cativeiro são resgatados em Pernambués
Os animais foram encontrados em condições precárias, sem a devida documentação e em espaços inadequados.
Por Lucas Pereira.
Diversos animais silvestres mantidos em cativeiro ilegal no bairro de Pernambués, em Salvador, foram resgatados por uma operação conjunta do Grupo Especial de Proteção Ambiental (GEPA) da Guarda Civil Municipal de Salvador e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), na tarde desta quinta-feira (10).
Foram resgatados três papagaios-verdadeiros, duas aratingas-de-testa-azul e dezenas de passeriformes silvestres. A ação foi desencadeada após denúncias de que um indivíduo mantinha um criadouro clandestino de papagaios e outras aves.
Os animais foram encontrados em condições precárias, sem a devida documentação e em espaços inadequados. Entre os animais da fauna silvestre brasileira resgatados, havia duas espécies listadas como ameaçadas.
Os responsáveis pelo foram multados em R$ 100 mil e vão responder penalmente por crime ambiental. As aves resgatadas foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do IBAMA, onde receberão os cuidados necessários para sua recuperação e posterior reintrodução à natureza.
A população pode contribuir com o trabalho das autoridades, denunciando casos de crimes ambientais através da Linha Verde do IBAMA: 0800 61 8080.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).