Praia terá prática de nudismo proibida após denúncias de atos sexuais
Praia de nudismo deixou de cumprir o propósito original do naturismo e passou a ser utilizada para a prática de atos ilícitos.
Por Rosana Bomfim.
Uma das praias de nudismo mais conhecidas e tradicionais do Brasil, a Praia do Pinho, em Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, terá a prática do naturismo proibida. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (17) pela administração municipal, que aponta que a Praia do Pinho deixou de cumprir o propósito original do naturismo e passou a ser utilizada para a prática de atos ilícitos, incluindo crimes de natureza sexual.
A medida passará a valer após a sanção do novo Plano Diretor do município, que está em discussão na Câmara de Vereadores. Esses episódios, conforme a prefeitura, estariam impactando negativamente também as praias agrestes vizinhas.

A mudança foi apresentada pela prefeita Juliana Pavan (PSD) durante um encontro com associações de moradores das praias agrestes. Representantes dos bairros de Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho participaram da reunião, na qual o Executivo detalhou os motivos da proposta.
De acordo com a prefeitura, o novo Plano Diretor — elaborado pelo Colégio de Delegados e que passou por todas as etapas de escuta pública —, não prevê a reserva de nenhuma praia do município para a prática do naturismo. Diferentemente do plano atualmente em vigor, de 2006, que formalizou a Praia do Pinho como área exclusiva para o naturismo, a nova legislação retira essa classificação.
Segundo a administração municipal, a decisão atende a uma demanda antiga da comunidade local e das forças de segurança.
“O que estamos propondo não é apenas uma mudança legal, mas uma medida necessária para garantir segurança, ordem e respeito aos moradores, visitantes e ao meio ambiente”, afirmou a prefeita Juliana Pavan.

Ainda segundo ela, a praia “deixou de cumprir o propósito original e passou a ser cenário de situações que preocupam e ferem a legislação”, reforçando que a gestão municipal busca priorizar o bem-estar coletivo e a tranquilidade das áreas litorâneas da cidade.
Além do novo Plano Diretor, a proibição do naturismo na Praia do Pinho também é debatida no Legislativo municipal por meio do Projeto de Lei Complementar nº 10/2022, de autoria do vereador Anderson Santos (Avante).
A proposta já foi analisada por quatro comissões da Câmara: Justiça e Redação; Preservação do Meio Ambiente e Turismo; Educação e Cultura, Saúde e Assistência Social; e Segurança Pública e Defesa do Cidadão.
A decisão final sobre o tema dependerá da aprovação do novo Plano Diretor e da sanção da lei pelo Executivo municipal. Caso confirmada, a Praia do Pinho deixará oficialmente de ser destinada à prática do naturismo, encerrando um capítulo histórico do nudismo no Brasil.
Famosos na praia de nudismo
Em 2022, o cantor Xanddy, de 43 anos, passou por uma situação inusitada com a esposa Carla Perez. Tudo começou quando Xanddy contou aos fãs que já foi à uma praia de nudismo.
+MANUAL DE ETIQUETA: Veja sete dicas de comportamento para frequentar praias de nudismo numa boa
Em 2016, Patrícia Abravanel contou uma história traumática envolvendo o pai no “Programa Silvio Santos”. A apresentadora relembrou o dia em que o dono do SBT levou a família a uma praia de nudismo e contou que ficou “chocada” ao ver as partes íntimas dos homens.
LEIA MAIS: Iza vira assunto na web após cena de fio-dental em clipe: 'Apelação?
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).