Jerônimo visita Bahiafarma e inspeciona produção de testes rápidos
Jerônimo acompanhou etapa da parceria da Bahiafarma com empresa chinesa Hotgen
Por Da Redação.
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) realizou nesta quarta-feira (21) uma visita técnica à sede da Bahiafarma, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. Acompanhado da secretária da Saúde, Roberta Santana, ele conheceu as instalações onde será implantada a linha de produção de testes rápidos para o Sistema Único de Saúde (SUS).
A agenda marcou o avanço da parceria firmada entre a Bahiafarma e a empresa chinesa Hotgen, dentro do Programa de Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP), do Ministério da Saúde. O projeto prevê a fabricação de testes para detecção de zika, dengue, covid-19, hepatites B e C, sífilis e malária.
“Vamos ampliar a capacidade de produção e fortalecer a qualidade da Bahiafarma”, afirmou Jerônimo. Segundo ele, a etapa atual conclui parte do acordo firmado durante missão oficial do governo baiano na China.
A expectativa é que a fábrica produza 25 milhões de testes por ano, podendo chegar a 75 milhões em operação plena, o equivalente a 288 mil por dia. Os insumos já possuem registro na Anvisa, e novos pedidos de aprovação foram enviados para testes de HIV, HTLV e o combinado Sífilis Duo.
Durante a visita, o governador também conheceu o plano estratégico de reestruturação do parque fabril, o cronograma de produção até 2038 e o projeto de criação do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Medicamentos (CPDIM-BF).
A presidente da Bahiafarma, Ceuci Nunes, destacou a relevância institucional do encontro. “A agenda foi excelente. Temos 18 projetos de PDP em análise pelo Ministério da Saúde, cinco deles são dessa parceria para kits diagnósticos com a Hotgen”, afirmou.
A Bahiafarma é um laboratório público vinculado à Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) e integra a política nacional de fortalecimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).