Projeto social que leva arte e limpeza a comunidades recebe intercâmbio
A proposta também prevê a reprodução do projeto em Moçambique, fortalecendo o intercâmbio de experiências entre os dois países.
Por Lucas Pereira.
O projeto social Pinte-Saúde, que promove limpeza e leva arte para comunidades do Subúrbio de Salvador, recebe, no próximo dia 27 de março, uma visita de campo de estudantes de intercâmbio vindos de Moçambique. A atividade busca conhecer o trabalho do grupo na comunidade de Alto do Cabrito.
A iniciativa Pinte-Saúde atua na remoção de materiais inservíveis em áreas vulneráveis, em colaboração com a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb). O processo ocorre em duas etapas: inicialmente, são retirados objetos descartáveis acumulados no entorno das residências; posteriormente, os muros das casas recebem pinturas artísticas, com desenhos escolhidos pelos moradores.
O intercâmbio é fruto da colaboração entre o Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (Ufba), a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) e associações de bairro, em parceria com a Limpurb e outros órgãos municipais.
Até o momento, a ação já resultou na remoção de mais de cinco toneladas de materiais inservíveis nas comunidades de Alto do Cabrito e Marechal Rondon. A proposta também prevê a reprodução da iniciativa em Moçambique, fortalecendo o intercâmbio de experiências entre os dois países.
A visita a campo permitirá a troca de conhecimentos entre especialistas, moradores e representantes do projeto, incentivando novas abordagens para a promoção da saúde e qualidade de vida nas comunidades atendidas.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).