Consumo de alho ajuda a controlar glicemia e colesterol, sugere estudo
Segundo pesquisadores chineses, alimento protege saúde cardiovascular e favorece o equilíbrio das taxas de açúcar no sangue
Por Da Redação.
Uma revisão de estudos acadêmicos publicada na revista científica "Nutrients" apontou efeitos benéficos do consumo do alho nas taxas de glicose e colesterol. Outras pesquisas já apontavam para um papel positivo do alimento na proteção cardiovascular, especialmente contra a hipertensão.
Segundo a revisão, feita por pesquisadores chineses com base em dois mil trabalhos, substâncias presentes no vegetal atuam no equilíbrio da produção de insulina, promovendo o controle glicêmico no sangue. Essa ação contribui para a diminuição do risco de desenvolver diabete tipo 2.
O trabalho ainda aponta a redução dos níveis de LDL, considerado o colesterol ruim, e um discreto aumento do HDL, conhecido como o bom colesterol. Esses efeitos têm ação protetora nos vasos sanguíneos, reduzindo o risco de complicações cardiovasculares.
Para a nutricionista Giuliana Modenezi, do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, mais pesquisas devem ser desenvolvidas para a compreensão da quantidade de consumo diário ideal do alho para alcançar os benefícios recém-descobertos.
ALERTA
Giuliana ressalta ainda que não adianta apostar no alho se a alimentação estiver recheada de opções pouco saudáveis, sem espaço adequado para hortaliças, frutas e grãos integrais, por exemplo.
Pesquisas sugerem que, para se valer de todos os atributos desse alimento, o ideal é consumi-lo cru ou, no máximo, acrescentá-lo ao final das preparações. Mas, como essas são formas pouco comuns de comer alho, é possível, diz a nutricionista, usá-lo refogado, assado ou frito.
Ela afirma ainda que é melhor consumir o alimento em si do que em pó ou em cápulas. Estas só devem ser consumidas mediante orientação médica ou nutricional.
*Com informações da Agência Einstein
LEIA MAIS: Irmã de rei Charles sofre concussão após acidente na Inglaterra
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).