Variedades

Consumo de alho ajuda a controlar glicemia e colesterol, sugere estudo

Segundo pesquisadores chineses, alimento protege saúde cardiovascular e favorece o equilíbrio das taxas de açúcar no sangue

Por Da Redação

Consumo de alho ajuda a controlar glicemia e colesterol, sugere estudoCréditos da foto: Pexels

Uma revisão de estudos acadêmicos publicada na revista científica "Nutrients" apontou efeitos benéficos do consumo do alho nas taxas de glicose e colesterol. Outras pesquisas já apontavam para um papel positivo do alimento na proteção cardiovascular, especialmente contra a hipertensão.


Segundo a revisão, feita por pesquisadores chineses com base em dois mil trabalhos, substâncias presentes no vegetal atuam no equilíbrio da produção de insulina, promovendo o controle glicêmico no sangue. Essa ação contribui para a diminuição do risco de desenvolver diabete tipo 2.


O trabalho ainda aponta a redução dos níveis de LDL, considerado o colesterol ruim, e um discreto aumento do HDL, conhecido como o bom colesterol. Esses efeitos têm ação protetora nos vasos sanguíneos, reduzindo o risco de complicações cardiovasculares.


Para a nutricionista Giuliana Modenezi, do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, mais pesquisas devem ser desenvolvidas para a compreensão da quantidade de consumo diário ideal do alho para alcançar os benefícios recém-descobertos.


ALERTA


Giuliana ressalta ainda que não adianta apostar no alho se a alimentação estiver recheada de opções pouco saudáveis, sem espaço adequado para hortaliças, frutas e grãos integrais, por exemplo.


Pesquisas sugerem que, para se valer de todos os atributos desse alimento, o ideal é consumi-lo cru ou, no máximo, acrescentá-lo ao final das preparações. Mas, como essas são formas pouco comuns de comer alho, é possível, diz a nutricionista, usá-lo refogado, assado ou frito.


Ela afirma ainda que é melhor consumir o alimento em si do que em pó ou em cápulas. Estas só devem ser consumidas mediante orientação médica ou nutricional.


*Com informações da Agência Einstein


LEIA MAIS: Irmã de rei Charles sofre concussão após acidente na Inglaterra


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter.  Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.