Jerônimo Rodrigues diz ver avanços na redução da violência na Bahia

Apesar da liderança na violência, Jerônimo Rodrigues afirma que a Bahia é um dos estados que mais reduziu indicadores

Por Da Redação.

Jerônimo Rodrigues (PT), governador da Bahia, comentou sobre os altos índices de violência no estado, ressaltando a redução dos indicadores. A declaração foi feita nesta terça-feira (20), durante agenda no bairro do Cabula, em Salvador.

Apesar da liderança na violência, Jerônimo Rodrigues afirma que a Bahia é um dos estados que mais reduziu indicadores. Foto: Matheus Caldas/Aratu ON

“Sobre esse tema da segurança pública, eu olho o outro lado da moeda. Eu tenho as preocupações diárias com os dados, mas eu também vi o mapa apontando como um dos estados que mais reduziu os índices indicadores. E nós estamos fazendo isso todos os meses. Se você for hoje na SSP, você vai pegar os dados, nós reduzimos todos os meses. É claro, quando aparece um fato mais grave, de uma morte assim ou assado, volta à tona o tema da segurança e a gente vai enfrentando”, afirma o governador.

Estratégia para redução da violência na Bahia

Jerônimo Rodrigues também falou sobre a solicitação de tecnologias de segurança pública em sua agenda na China, junto ao presidente Lula, nos dias 10 a 17 de maio. De acordo com o governador, o uso de inteligência artificial para o enfrentamento da violência e do crime organizado foi tratado em reunião com a empresa Huawei, com previsão de apresentação de soluções entre junho e julho deste ano.

Segundo dados do Atlas da Violência 2025, no ano de 2023 foram registrados 6.616 homicídios na Bahia. Este é o menor número desde 2020, ano com 7.076 registros. Apesar da redução, o estado lidera o número absoluto de  assassinatos por unidade federativa. Em segundo lugar está o Rio de Janeiro (4.292 homicídios) e Pernambuco (3.697 homicídios), em terceiro.

Violência

Agenda de Jerônimo em Salvador

O governador esteve presente na inauguração de um laboratório maker no Centro Estadual de Educação, Inovação e Formação da Bahia (Ceeinfor) Mãe Stella, no Bairro do Cabula, em Salvador, nesta terça-feira (20). A iniciativa faz parte do programa Mais Ciência na Escola, que implantará 180 laboratórios maker com tecnologias que auxiliem a educação em todo o estado.

Leia mais: Governo anuncia R$ 67 milhões para educação científica na Bahia

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.