Centenário de Mãe Stella de Oxóssi é celebrado com homenagens em Salvador

Nesta sexta-feira (2), será lançado o Instituto Mãe Stella de Oxóssi

Por Da Redação.

Nesta sexta-feira (2), Mãe Stella de Oxóssi, uma das maiores referências do Candomblé no Brasil, completaria 100 anos. Reconhecida por sua atuação religiosa, intelectual e política, Maria Stella de Azevedo Santos foi a primeira ialorixá a integrar a Academia de Letras da Bahia e publicou nove livros voltados à valorização da cultura e das religiões de matriz africana.

Instituto será inagurado em homenagem a Mãe Stella De Oxóssi. Foto: Divulgação

Nascida no dia 2 de maio de 1925, em Salvador, Mãe Stella foi iniciada no Candomblé aos 14 anos no Ilê Axé Opô Afonjá, uma das casas mais tradicionais do país. Em 1976, assumiu a liderança do terreiro como a quinta ialorixá, posição que ocupou até sua morte, em 27 de dezembro de 2018, aos 93 anos, após complicações de uma infecção urinária.

+ Após um ano da morte de Mãe Stella, o Ilê Axé Opô Afonjá vai conhecer sua nova yalorixá

Em reconhecimento à sua trajetória, foi homenageada com diversos títulos e prêmios. Em 2005, recebeu o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Em 2009, a mesma honraria foi concedida pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Em 2013, foi eleita para a Academia de Letras da Bahia, ocupando a cadeira 33.

Celebrações 

Mãe Stella De Oxóssi. Foto: Divulgação

Para marcar os 100 anos de nascimento da ialorixá, uma série de homenagens estão sendo realizadas em Salvador. Às 15h, ativistas e representantes da cultura afro-brasileira promovem um ato simbólico na Ladeira do Ferrão, no Pelourinho, local onde Mãe Stella nasceu, com o objetivo de sensibilizar o poder público para a criação de um memorial em sua homenagem.

Ainda nesta sexta-feira, às 18h, será lançado o Instituto Mãe Stella de Oxóssi, no Palacete Góes Calmon, sede da Academia de Letras da Bahia. A entidade terá como missão desenvolver atividades culturais, sociais e educacionais voltadas a mulheres, jovens e crianças em situação de vulnerabilidade.

No sábado (3), o terreiro da Casa Branca (Ilê Axé Iyá Nassô Oká) sediará o seminário Cartas para Mãe Stella, a partir das 10h. O evento é gratuito e pretende debater a produção literária da ialorixá.

No domingo (4), a programação inclui o concerto Odé Nfè, às 11h, no Cine Solar Boa Vista, em parceria com a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba). A apresentação contará com a participação da cantora Irma Ferreira e alabês de diversos terreiros. Os ingressos custam R$ 10 (meia) e R$ 20 (inteira).

LEIA MAIS: Instituto em homenagem à Mãe Stella de Oxóssi será inaugurado em Salvador

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.