Instituto em homenagem à Mãe Stella de Oxóssi será inaugurado em Salvador
Instituto será inaugurado no dia 2 de maio, data que marca o centenário de nascimento da ialorixá
Por Da Redação.
A Academia de Letras da Bahia (ALB) celebrará o centenário de nascimento de Mãe Stella de Oxóssi com a inauguração de um instituto para projetos sociais que leva seu nome. A cerimônia especial acontecerá no dia 2 de maio, data de seu aniversário. A solenidade, aberta ao público, será realizada no Palacete Góes Calmon, sede da ALB, a partir das 18h.
Na ocasião, será lançado o Instituto Mãe Stella de Oxóssi e assinado um Protocolo de Intenções entre o instituto e a ALB, formalizando uma parceria para promover ações conjuntas.
O novo instituto terá como foco projetos sociais voltados a mulheres, crianças, adolescentes, idosos e famílias em situação de vulnerabilidade, além de oferecer cursos de capacitação profissional e atividades culturais que valorizem a ancestralidade africana.
Mãe Stella de Oxóssi, ialorixá falecida em 2018, foi eleita imortal da ALB em 2013, ocupando a cadeira nº 33, que teve como patrono o poeta Castro Alves e, anteriormente, pertenceu ao historiador Ubiratan Castro (falecido em 2013). Sua trajetória como líder religiosa, escritora e defensora da cultura afro-brasileira segue sendo um legado inspirador.
Leia Mais: Casal suspeito de matar homem e criança é preso em Cocos
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).