O que se sabe sobre a greve de caminhoneiros convocada para quinta-feira

Greve de caminhoneiros é oficializada e convocada por Chicão Caminhoneiro, representante da categoria, para esta quinta-feira (4)

Por Laraelen Oliveira.

Um dos autodeclarados líderes da categoria dos caminhoneiros, Francisco Dalmora Burgardt, popularmente conhecido como Chicão Caminhoneiro, realizou uma publicação nas suas redes sociais anunciando uma possível paralisação dos trabalhadores da área para esta quinta-feira (4). Ele apareceu no Palácio do Planalto, acompanhado pelo advogado Sebastião Coelho, ex-desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal,  para protocolar um documento informando sobre a movimentação. 

A União Brasileira dos Caminhoneiros (UBC) é uma entidade de representação da categoria de caminhoneiros no Brasil/Foto: Redes Sociais 

Chicão, representante da União Brasileira dos Caminhoneiros, afirmou que a paralisação tem como objetivo melhorar alguns critérios da categoria, como aposentadoria especial, reestruturação do Marco Regulatório do Transporte de Cargas e estabilidade contratual da categoria. 

“Estaremos protocolando o movimento para trazermos a legalidade jurídica dessa ação que vamos iniciar a partir do dia 4 de dezembro. Doutor Sebastião Coelho estará conosco, nos acompanhará. Teremos todo o suporte jurídico necessário para o ato e dentro da legalidade que a lei estabelece”, afirmou Chicão. 

A paralisação foi convocada por meio de redes sociais e grupos de mensagens, liderados pela União Brasileira dos Caminhoneiros (UBC)/Foto: Anderson Coelho

Ainda na publicação, Chicão menciona que conversou com outros líderes da categoria sobre a paralisação. Ele afirmou também que os caminhoneiros não podem impedir o direito de ir e vir das pessoas. “Temos que respeitar toda a legislação que é imposta à categoria no sentido de permitir o livre trânsito das pessoas”, disse em outro trecho da publicação. 

Depois de deixar a Presidência da República, não ocorreram novas manifestações do grupo até o momento. Em agosto deste ano, Coelho e Chicão fizeram publicação sobre uma possível paralisação no país, o que não ocorreu. 

Projetos de lei que podem melhorar o cenário da mobilidade baiana 

Conforme prevê o Projeto de Lei nº 522/2025, o transporte público de Salvador deve receber subsídio de R$ 67 milhões. A análise dos vereadores é uma etapa obrigatória desde a aprovação da Lei nº 9.872/2025, sancionada em outubro, que ampliou o controle do Legislativo sobre os valores repassados às concessionárias, um acordo construído com a oposição que cobrava maior transparência no sistema.

A Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) realizou a sessão pública de recebimento dos envelopes com as propostas comerciais e de habilitação referentes à licitação nº 25.004. O processo prevê o fornecimento de dez novos trens metroviários para as Linhas 1 e 2 do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL).

Pesquisadores de Universidades Federais divulgaram um estudo que aponta ser possível adotar tarifa zero no transporte público brasileiro por meio de um fundo financiado pela contribuição de empresas. A medida em estudo é uma proposta feita pelo governo federal que visa implantar a gratuidade do transporte público em todo o território nacional.

Leia também: CNH: autoescola opcional e menor carga de aulas práticas; veja o que muda

Leia também: Procon notifica LATAM por 'banheiro premium' em aviões; entenda polêmica

Leia também: Bahia está entre os estados que terão isenção no IPVA 2026 em veículos

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.