Bahia está emitindo a nova CNH? Detran fala sobre expedição do documento

Detran-BA explica sobre a emissão da nova CNH, após divulgação da lista do Ministério dos Transportes sobre os estados que estão disponibilizando o documento; entenda

Por Laraelen Oliveira.

O Ministério dos Transportes publicou uma nota, nesta quinta-feira (18), com a lista dos 16 estados brasileiros que estariam emitindo a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e as novas regras para a autoescola, sendo a Bahia um deles. No entanto, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) publicou em suas redes sociais que ainda não está operando com novo modelo do documento, devido a uma atualização dos seus sistemas digitais para a devida distribuição dos documentos. 

Os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) são os órgãos responsáveis por gerenciar habilitação, veículos e infrações em cada estado brasileiro/Foto: Reprodução 

A principal mudança em relação ao novo processo para a emissão da CNH é o fim da obrigatoriedade de aulas em autoescolas, que agora podem ser feitas com instrutores autônomos cadastrados, por, no mínimo, duas horas. Os exames teórico e prático continuam sendo obrigatórios para a licença, porém com modificações. 

Nota emitida pelo Detran 

O Detran-BA afirmou em suas redes sociais que está em processo de alinhamento e atualização dos sistemas digitais para atender às adaptações necessárias e responder às novas demandas. “O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) informa que, neste momento, realiza ajustes em seus sistemas internos para integrá-los às mudanças de procedimentos previstas pela Resolução do Contran nº 1.020, publicada no Diário Oficial da União em 9/12/2025.” afirmou o departamento. 

O Detran-BA também explicou sobre a importância da adaptação dos sistemas digitais para alinhar a segurança e organização para a emissão do documento. “A adequação dos sistemas digitais se faz necessária para garantir a correta e segura aplicação das operações recém-aprovadas. Dessa forma, o Detran-BA segue alinhando as novas diretrizes e trabalhando de maneira ininterrupta para assegurar ao cidadão um serviço atualizado, conforme a resolução federal, no menor tempo possível, tão logo as alterações estejam concluídas.” explicou.

Além da Bahia, o Ministério dos transportes afirmou que outros 15 estados já operam com o novo modelo. Entre eles estão: 

  • Acre;

  • Alagoas;

  • Ceará;

  • Goiás;

  • Maranhão;

  • Mato Grosso do Sul;

  • Pará;

  • Paraíba;

  • Paraná;

  • Pernambuco;

  • Piauí;

  • Rio Grande do Norte;

  • Roraima;

  • Santa Catarina;

  • São Paulo;

De acordo com ministério, mais de 22 milhões de acessos já foram computados na nova plataforma CNH do Brasil e mais de 1,6 milhão de pessoas estão inscritas no curso teórico gratuito.

CNH sem auto-escola: saiba sobre mudanças na emissão do documento

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou uma resolução que altera profundamente o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A principal mudança é a eliminação da obrigatoriedade de aulas práticas em autoescolas, permitindo que o candidato escolha como deseja aprender a dirigir.

A CNH passou por mudanças em dezembro de 2025, com novas regras que visam reduzir custos em até 80% e facilitar a renovação para bons condutores/Foto: Reprodução 

O custo para retirar o documento nas categorias A e B pode cair até 80%, segundo estimativas do próprio ministério. A resolução está apenas esperando a publicação no Diário Oficial da União (DOU) para entrar em vigor. Em julho deste ano, o custo para obter uma CNH em Salvador poderia ultrapassar R$ 4,5 mil. Porém com uma das medidas adotadas pela mudança, o curso teórico de formação de condutores será realizado gratuitamente.

Obter a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ficou mais simples e acessível com o aplicativo CNH do Brasil, lançado pelo Ministério dos Transportes. A nova plataforma permite que todo o processo, da abertura do requerimento ao acesso à CNH digital, seja acompanhado pelo celular, reduzindo burocracias e facilitando a vida do futuro motorista.

Leia também: Trecho 1 do VLT chega a 50% e operação assistida entra em nova fase

Leia também: IPVA 2026: confira quando vai começar, opções de pagamento e descontos

Leia também: Veja os itens mais esquecidos no metrô de Salvador e como recuperá-los

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.