AO VIVO Últimas Notícias
11/04/2024 14h40 | Atualizado em 11/04/2024 14h51

Shopping de Salvador tira dúvidas sobre preenchimento do Imposto de Renda; veja como participar

Atendimento está sendo realizado por ordem de chegada, no primeiro piso, de segunda a sexta, das 13h30 às 17h30

Shopping de Salvador tira dúvidas sobre preenchimento do Imposto de Renda; veja como participar Foto: Divulgação/Center Lapa
Lucas Pereira

O Shopping Center Lapa, em parceria com a Fundação Cairu, oferece atendimento especializado para o preenchimento da Declaração do Imposto de Renda 2024, com entrada solidária. Para participar, basta fazer uma doação de três quilos de sabão em pó ou três litros de sabão líquido, que serão destinados para a Associação Baiana de Pessoas com Doença Falciforme (Abadfal).

O atendimento acontece no primeiro piso (ao lado da Ótica A Fábrica), de segunda a sexta, das 13h30 às 17h30, por ordem de chegada, e segue até o dia 24 de abril. A ação será conduzida por professores da instituição de ensino superior e universitários, que na oportunidade irão orientar sobre a necessidade ou não da declaração, e acompanhar o cidadão em todas as etapas exigidas pelo fisco.

Além do Imposto de Renda, a instituição também esclarece dúvidas relacionadas a Microempreendedor Individual (MEI), Certidão Negativa de Débitos (CND), imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

Este ano, a entrada é solidária, e as pessoas que se enquadram nos requisitos da entrega da declaração serão atendidas por demanda livre, munida com sua doação, que será destinada para Abadfal, que atua desde 2001 pelo direito à assistência digna e políticas públicas para as pessoas com doença falciforme.

DOAÇÕES

Contribuintes do Imposto de Renda também poderão doar parte do valor para instituições filantrópicas. A contribuição poderá ser feita por um abatimento do valor a pagar (no caso de imposto devido), ou um acréscimo do valor a restituir do IR. Pessoas físicas poderão destinar 3% e pessoas jurídicas 1% do imposto devido.

O prazo para entregar a declaração de imposto de renda da pessoa física (DIRPF) de 2024 é até o dia 31 de maio. Os documentos necessários são:

– Documento de identidade e CPF;
– Título de eleitor;
– Declaração do ano anterior;
– Comprovante de endereço atual;
– Informe de rendimentos de todas as fontes pagadoras
– Todos os informes de rendimentos de aposentadoria;
– Informe de rendimentos de todas as instituições financeiras;
– Comprovante de pagamento de previdência complementar ou privada;
– Dependentes (nome, CPF, data de nascimento e grau de parentesco);
– Comprovantes de gastos com saúde e educação (creche, escola e faculdade);
– Comprovante de pagamento de pensão alimentícia;
– Comprovante dos pagamentos de aluguéis;
– Comprovante de compra ou venda de bens (imóveis, veículos);
– Cópia do RENAVAM dos veículos e cópia do IPTU/NIRF de imóveis em seu nome;
– Comprovante de recebimento de herança;
– Contrato referente às operações de empréstimos;
– Comprovante de apuração de carne-leão dos DARFs pagos;
– Comprovantes de doações no Brasil/Exterior;
– Dados bancários, para débito ou restituição do imposto.

LEIA MAIS: Faculdade promove orientação gratuita sobre Declaração do Imposto de Renda; saiba mais

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!