Brasil está entre os 10 países mais perigosos do mundo em 2025

Levantamento internacional aponta que o Brasil figura entre os países mais perigosos do mundo para moradores e visitantes

Por Ananda Costa.

Segundo um levantamento realizado pelo Armed Conflict Location & Event Data Project (Acled), o Brasil está na lista dos países mais perigosos do mundo em 2025. O estudo foi divulgado nesta sexta-feira (12).

O índice usado para classificar os países considera fatores como o número de mortes registradas, o impacto direto da violência sobre a população civil, a atuação e a presença de grupos armados e a extensão geográfica dos conflitos dentro de cada território.

Com base nessas informações, o estudo posicionou o país na 7ª colocação do ranking, que reúne nações afetadas por guerras, instabilidade política e forte atuação de grupos armados.

Confira os 10 países mais perigosos do mundo em 2025

Palestina

Mianmar

Síria

México

Nigéria

Equador

Brasil

Haiti

Sudão

Paquistão

Conflitos no Rio de Janeiro

 Foto: Eusébio Gomes TV Brasil

Em outubro, foi divulgada  a lista com 99 nomes já identificados entre os 117 suspeitos mortos na megaoperação das polícias Civil e Militar do Rio de Janeiro, realizada nos complexos da Penha e do Alemão.

Entre os identificados, seis são baianos, dois deles, identificados como Diogo Garcez Santos Silva, o DG, 31 anos, e FB, que não foi formalmente reconhecido. A dupla foi apontada como lideranças do Comando Vermelho (CV). 

A ação, que mobilizou cerca de 2,5 mil agentes, deixou 121 mortos ao todo, incluindo quatro policiais.

Segundo o relatório divulgado pela Polícia Civil, entre os 121 mortos:

  • 117 eram suspeitos e 4 eram policiais;

  • 78 possuíam histórico criminal, com acusações por homicídio e tráfico de drogas;

  • 42 estavam foragidos da Justiça;

  • 39 eram de outros estados, sendo 13 do Pará, 7 do Amazonas, 6 da Bahia, 4 do Ceará, 4 de Goiás, 3 do Espírito Santo, 1 do Mato Grosso e 1 da Paraíba.

Conflitos na Bahia

Mapa da Violência em Salvador

Foto: Google Street View

“A violência armada tem cor, raça, classe e território muito bem definidos”, define Tailane Muniz, coordenadora regional do Instituto Fogo Cruzado na Bahia, sobre o Mapa da Violência em Salvador. Diante do cenário apresentado pelo levantamento, o Aratu On mostra as áreas mais perigosas e como se proteger na capital baiana.

Nesta semana, dois levantamentos chamaram atenção para a capital baiana como a mais violenta do Brasil. O alerta vem do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira (24) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Já o Fogo Cruzado detalha os bairros mais afetados pela violência armada no primeiro semestre de 2025.

Entre os municípios da Região Metropolitana, Salvador foi o mais impactado: concentrou 73% dos tiroteios, 69% dos mortos e 79% dos feridos registrados em 2025. Os bairros com maior incidência são:

  • Lobato: 23 tiroteios, 18 mortos e 5 feridos

  • Beiru/Tancredo Neves: 22 tiroteios, 5 mortos e 5 feridos

  • Mussurunga: 19 tiroteios, 14 mortos e 4 feridos

  • Fazenda Coutos: 18 tiroteios, 18 mortos e 3 feridos

  • Narandiba: 14 tiroteios, 13 mortos e 2 feridos

Na Bahia, ao menos 14 facções criminosas disputam o controle do tráfico de drogas. Paralelamente, o estado tem, desde 2022, a polícia mais letal do Brasil. Só no primeiro semestre de 2025, 42% dos tiroteios ocorreram em ações policiais.

LEIA MAIS: Veja quem são os 16 foragidos do 'Baralho Lilás' da SSP

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.