Veja quem são os 16 foragidos do 'Baralho Lilás' da SSP
Baralho Lilás da SSP reúne 16 homens investigados por crimes de violência contra a mulher na Bahia
Por Ananda Costa.
A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP) lançou nesta sexta-feira (12) o Baralho Lilás da SSP, plataforma que apresenta 16 procurados por crimes como estupro, estupro de vulnerável, feminicídio, tentativas de feminicídio, abuso de menor e violência doméstica.
Organizado em quatro naipes, o baralho lista os grupos de crimes e as áreas de atuação dos investigados.
Naipe de paus
Ás – Aldeir Santos Carvalho, procurado por estupro de vulnerável (Salvador);

Rainha – Tomaz Bispo dos Santos Júnior, acusado de estupro (Feira de Santana);

Rei – Franklin Castro e Souza, investigado por tentativa de estupro (Lauro de Freitas);

Valete – José Guiomar Vieira da Silva, procurado por agressão e ameaça (Jequié).

Naipe de copas
Ás – Jacone Saldanha da Silva Souza, procurado por tentativa de feminicídio (Vitória da Conquista);

Rei – Isanildo Rebolças da Luz, condenado por estupro (Itagi);

Rainha – Dani Medeiros dos Santos, buscado por ameaça e atos libidinosos contra menor (Juazeiro);

Valete – Eduardo Oliveira Pereira Santos, acusado de agressão doméstica (Salvador).

Naipe de ouro
Ás – Jakcson Maurício Andrade, procurado por estupro (Salvador);

Rei – Paulo Ribeiro dos Santos, investigado por tentativa de estupro e agressão (Salvador);

Rainha – Daniel de Jesus Ribeiro, com atuação em Candeal;

Valete – Valdemar Santos Oliveira, procurado por lesão corporal (Jequié).

Naipe de espadas
Ás – Jhon Lennon Pereira Reis, procurado por estupro de vulnerável e ameaça (Eunápolis);

Rei – Jeremeelitas de Jesus Oliveira, com atuação em Camaçari;

Rainha – Otavildo Varjão de Jesus, procurado por lesão corporal;

Valete – Arivaldo Pires Menezes, investigado por violência doméstica (Salvador).

Denúncias podem ser feitas pelo telefone 181 ou pelo site do Disque Denúncia, com garantia de sigilo. A SSP reforça que a participação da população é essencial para localizar e capturar os procurados.
Como funciona o 'Baralho do Crime'

O que era para ser apenas um jogo de cartas, seja para truco, canastra ou buraco, há 15 anos, ganhou mais uma função além de embaralhar, repartir e jogar. Em 2008, o baralho - conjunto de cartas para jogos variados - passou a ser um símbolo de identificação dos criminosos de alta periculosidade na Bahia.
A invenção que saiu da China e cruzou o mundo é jogada e usada de formas diferentes.
Uma das maneiras mais particulares foi criada pela Secretaria de Segurança da Bahia (SSP-BA). A pasta usa o baralho como atalho para denunciar e localizar criminosos pelo estado ou país.
Separado em 52 cartas, quatro naipes e 13 valores diferentes, as cartas com as figuras de valetes, damas e reis servem como um “álbum de figurinhas” para fotos dos pessoas procuradas pela SSP-BA. Já os perfis que assumem as cartas de ás são os foragidos considerados como alvos de alto valor para a polícia e para o crime.
Veja quem são os foragidos mais procurados da Bahia

Quem são os foragidos mais procurados da Bahia? Nesta segunda-feira (8), o Ministério da Justiça e Segurança Pública divulgou uma lista com os fugitivos mais procurados do Brasil, com o objetivo de intensificar o combate ao crime organizado no país.
A lista, disponível no site do Ministério da Justiça, reúne 216 foragidos de diferentes estados. Cada unidade federativa pode indicar até oito nomes, investigados por envolvimento em crimes graves ou hediondos, participação em organizações criminosas ou que possuem mandados de prisão em aberto.
LEIA MAIS: Foragidos de SC e MG são presos curtindo festas de São Pedro na Bahia
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).